Cloud ERP ou local: principais questões e recursos a serem considerados ao avaliar uma solução ERP

Cloud ERP ou local: principais questões e recursos a serem considerados ao avaliar uma solução ERP

Não existe um tamanho único. Uma ideia que se torna ainda mais forte quando falamos em software ERP. Hoje em dia, as soluções de ERP em nuvem, locais ou híbridas, estão disponíveis em uma variedade de sabores diferentes, cada um apresentando um conjunto específico de recursos, pontos fortes e desvantagens. É preciso saber exatamente o que precisa para sustentar o negócio, mas, de qualquer forma, ainda há muito por onde escolher. A computação em nuvem continuará a revolucionar a forma como esses sistemas são usados, acessados ​​e protegidos também.

Quando falamos sobre ERP em nuvem, falamos sobre os usuários que acessam o software Enterprise Resource Planning pela Internet. Embora, tecnicamente, a única diferença entre o ERP baseado em nuvem e o ERP local seja onde o software e os dados estão fisicamente localizados, a verdade é que existem algumas outras diferenças significativas a serem consideradas.

O ERP baseado em nuvem dá às empresas acesso a seus aplicações essenciais aos negócios a qualquer hora e em qualquer local. Essa opção é particularmente valiosa para pequenas e médias empresas (SMBs) porque fornece acesso a aplicações totalmente funcionais a um preço razoável e sem a necessidade de despesas iniciais substanciais com hardware e software. Mas, na verdade, cabe em empresas de todos os portes, desde que tenham suas necessidades bem definidas.

Ao escolher um software ERP vertical, você está escolhendo uma ferramenta construída especificamente para atender às necessidades de algum setor específico. Recursos genéricos não entram aqui. Neste artigo, quem pode saber mais sobre ERP vertical soluções de software para logística ou gestão legal.

Ao usar a solução certa de ERP em nuvem, uma empresa pode, rapidamente, dimensionar seu software de produtividade de negócios acompanhando o crescimento do negócio ou sempre que uma empresa for adicionada. Mas existem algumas outras questões fundamentais e recursos-chave a serem considerados ao avaliar uma solução ERP:

  1. Que problemas de negócios estou tentando resolver com este sistema ERP?

Não importa se você é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, procurando uma solução de software para suportar o crescimento na era digital.

Você precisará apenas dos fundamentos básicos do ERP ou de recursos específicos do ERP para gerir um banco de dados maior?

O fato é que, sem um sistema ERP, as PMEs podem ter dificuldade em relatar o desempenho dos negócios em tempo real, pois os dados se tornam menos acessíveis do que o necessário. Investir em tal sistema é o mesmo que dizer que você pode visualizar e exportar relatórios com base nas informações de negócios mais recentes.

As soluções de ERP mantêm todos os custos, dados de marketing e vendas em um só lugar, para que os empresários possam ter certeza de que os relatórios são precisos e atualizados.

Chega de obstáculos de negócios que podem rapidamente resultar em oportunidades perdidas! Agora é hora de seguir em frente. Não há mais informações limitadas fora do escritório.

  1. Sistema ERP: - no solo ou na nuvem?

Portanto, agora a pergunta pode ser: sim, eu quero um software ERP para minha empresa, mas ... deve ser no local ou na nuvem? À medida que avançamos totalmente para uma era em que o (s) trabalho (s) remoto (s) estão ditando as tendências, a nuvem pode muito bem ser a resposta.

Durante e após a crise da Covid-19, trabalhando a partir de home tornou-se o novo normal para muitos. O fato é que fazer seu trabalho de home era menos popular antes do coronavírus e ... até um pouco estigmatizado, devemos dizer.

Até o segundo trimestre deste ano, de acordo com Instituto Nacional de Estatística números, há mais alguns 23,1% trabalhadores remotos em Portugal, atingindo quase um milhão de pessoas.

De acordo com o estudo “Trabalho Remoto em Portugal”, realizado pela JLL, 95% de todos os inquiridos afirmam que gostariam de continuar a trabalhar a partir de home, depois que essa situação de pandemia passar, pelo menos, dois a três dias por semana. Um número crescente de empresas já está perguntando: devemos trabalhar a partir de home indefinidamente? E se o fizermos, como garantir produtividade total e acesso remoto aos dados, com toda a segurança necessária?

A segurança de dados na nuvem não é um assunto, pois os recursos de segurança embutidos de seu provedor de hospedagem fornecerão tudo que você precisa do ponto de vista da segurança de dados. Mas, cuidado, eles só podem ir até onde você permitir. Portanto, ao escolher uma solução de software ERP para o seu negócio, você também deve entender os principais pilares que impulsionam a segurança na nuvem e descobrir que essa é uma responsabilidade compartilhada entre o provedor de nuvem e o cliente. Ao fazer isso, não cometa erros, a segurança no ERP na nuvem realmente se torna um assunto não relacionado à sua empresa.

  1. Economizando dinheiro com uma solução ERP

Aproveitando os sistemas de ERP em nuvem, as empresas podem continuar suas operações diárias por meio de um navegador móvel, com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana e com um lucro maior no final do mês. Mas esse é apenas um lado da questão.

Cloud ERP tem alguns outros benefícios no que diz respeito a economia de dinheiro, que vão desde evitar custos iniciais para toda a infraestrutura de computação, como hardware e servidores de dados, até reduzir os serviços de suporte de TI (o suporte de TI é fornecido pelo data center) e reduzir o custo de manutenção e suporte desses aplicações.

Mas as vantagens vão além da economia de dinheiro. Com uma solução de ERP em nuvem, as empresas podem pagar apenas pelos recursos de computação necessários e têm uma taxa mensal fixa; também é possível ajustar a quantidade de serviço em nuvem conforme as necessidades de computação ou armazenamento de uma empresa flutuam e desfrutar da confiança de que os dados foram armazenados em backup e há um plano de recuperação de desastres para usar se necessário (tão importante em um momento em que os dados são importantes …muito!).

Por fim, mas não menos importante, é possível aceder a o sistema de qualquer lugar, a qualquer hora, o que facilita a expansão geográfica de uma empresa.

  1. Horizontal ou vertical: o que é melhor para mim?

Antes de investir seu dinheiro em um ERP em nuvem, uma das escolhas mais importantes que você deve fazer é decidir se deseja um ERP vertical - focado principalmente em sua indústria - ou um ERP horizontal que seja poderoso o suficiente para atender amplamente aos demandas de back office de qualquer setor.

Na verdade, as soluções ERP horizontais são projetadas para atender a uma variedade de setores e entidades. A partir daí, outros sistemas são integrados para enviar e receber dados para uma variedade de processos de gerenciamento de comércio eletrônico a EDI ou BI.

Por outro lado, o ERP vertical é uma solução de software construída especificamente para atender às necessidades de algum setor específico. Portanto, ele suporta processos de negócios definidos muito específicos, voltados para um determinado setor, e é projetado para atender usuários com responsabilidades de trabalho específicas. Funcionalidades genéricas não entram aqui, pois este ERP trabalha com um alto grau de customização verticalizada.

Portanto, ao escolher um software ERP vertical, você está escolhendo uma ferramenta feita para atender quase todas as suas necessidades de negócios. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos específicos, como Logística ou verticais jurídicas.

Para este último, Blue Screen IT Solutions oferece o Sistema de Gestão Jurídica (LMS) que facilita a gestão e administração de processos de contencioso e cobrança de dívidas.

Esta solução de software garante o cumprimento de datas e encaminha os workflows de forma sequencial e tem um âmbito bastante abrangente, desde a criação de dossiers jurídicos à venda judicial de bens, passando pela gestão de leilões. Permite também a integração com outras entidades envolvidas no processo em que o advogado está a trabalhar.

O mesmo vale para XPressBSS no setor de Logística, oferecendo uma otimização de estoque com um registro detalhado de matérias-primas, insumos, subprodutos e quaisquer bens comercializáveis. O estoque pode ser perfeitamente descrito, e a solução é projetada para oferecer uma dinâmica Sistema de Gestão de Inventário que pode acomodar virtualmente qualquer tipo de produto.

Se você quiser saber mais sobre nossas soluções ERP verticais, basta entrar em contato com nossa equipa.