Low-code e Cibersegurança: por que o desenvolvimento de aplicações mais rápido não significa quebras de segurança

Low-code e Cibersegurança: por que o desenvolvimento de aplicações mais rápido não significa quebras de segurança

As plataformas de baixo código produzem um campo minado de código vulnerável? Esta é uma pergunta que todo mundo está fazendo atualmente, se perguntando se a segurança cibernética em low-code é uma preocupação efetiva e se pode representar um risco sério para seus negócios ou organização, especialmente agora que o GDPR está em vigor.

Low-code platforms torna a criação de software mais acessível dentro da organização e, ao mesmo tempo, apóia a criatividade exponencial.

Ao tornar as coisas mais fáceis, o uso de low-code o desenvolvimento de aplicações leva uma espécie de facilidade e menos disciplina em relação à cibersegurança?

Pelo contrário. Low-code pode ser ainda mais seguro do que outras tecnologias tradicionais, mas, como em todos os casos, é necessária precaução. A questão é que low-code a segurança ainda não é bem compreendida por todas as empresas.

Vamos começar do início:

  1. Um dos principais benefícios de low-code é a redução significativa dos custos de desenvolvimento de aplicações e, principalmente, daqueles vinculados à manutenção que, estatisticamente, representam grande parte do custo total do ciclo de vida.
  2. Ganhe tempo e produtividade por ter menos especificidades no código, os erros são minimizados imediatamente e, caso ainda existam, podem ser corrigidos com mais facilidade.
  3. Como os aplicações são controlados por um único sistema, a integridade é garantida, o que é estratégico em uma situação altamente dinâmica com mudanças na funcionalidade - verificações de dependência não permitem que aplicações quebrados cheguem à produção.
  4. Por último, mas não menos importante, low-code platforms mantêm padrões de segurança mais elevados do que os aplicações tradicionais porque os requisitos não funcionais, como segurança, são gerenciados pela plataforma do fornecedor em todo o seu ciclo de vida e são hospedados em uma nuvem segura.

A cibersegurança em baixo código veio para ficar

Low-code platforms são, por definição, seguros e menos arriscados. Muitos gerentes e desenvolvedores continuam céticos, no entanto, devido a três questões principais:

  • Do low-code platforms escreve código seguro?
  • Do low-code platforms criam oportunidades de escala para hackers?
  • Os usuários menos técnicos estão mais dispostos a criar vulnerabilidades?

Embora cada uma delas possa ser uma preocupação bastante válida, o fato é que elas são atenuadas tanto pelos usuários quanto pelos provedores de plataforma de criação de aplicações, de forma que a segurança cibernética não corre risco.

Os sistemas de software de prateleira podem receber patches de segurança regulares ou ter vulnerabilidades conhecidas com mais de uma década. Por outro lado, sempre existe a possibilidade de que um desenvolvedor de aplicativo personalizado escreva um código seguro, mas cometa um erro.

Claro, a segurança é uma questão importante para quem deseja adotar low-code soluções. Felizmente, low-code platforms têm um modelo de segurança de desenvolvimento que cobre design, implementação e validações arquitetônicas. Além disso, as plataformas são altamente robustas e continuamente testadas, sendo a segurança uma questão extremamente importante para todos os envolvidos.

Low-code platforms implementam camadas de segurança integradas que são implantadas junto com cada aplicativo criado. Ou seja, os desenvolvedores que usam essas plataformas não precisam se preocupar com todos os detalhes de segurança, pois a plataforma os “implementa” para eles.

Durante o desenvolvimento do aplicativo, low-code platforms contam com testes de segurança que vão desde o início do ciclo do processo até o último minuto, todos eles feitos continuamente.

Finalmente, low-code platforms são tipicamente um modelo PaaS, o que significa que os patches de segurança vêm com mais frequência e eficácia.

Um mercado em constante crescimento!

E todos os benefícios acima estão começando a ser levados a sério pelo mercado, à medida que adota cada vez mais low-code desenvolvimento. De acordo com Reportlinker. com, low-code O mercado de plataforma de desenvolvimento deve crescer de 13.2 bilhões de dólares em 2020 para 45.5 bilhões de dólares até 2025, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 28.1%

A low-code A plataforma de desenvolvimento simplifica o projeto, a modelagem e a implementação de aplicações de negócios e o refinamento e otimização de processos, que envolvem interação humana ou várias disciplinas de negócios. Portanto, o segmento de plataforma registra a maior taxa de crescimento durante o período de previsão.

O que esperar em seguida?

Milhares de empresas estão agora se voltando para low-code platforms porque eles podem entregar para os negócios complexos aplicações da web, rapidamente.

As instituições de saúde encontraram novas maneiras de fazer negócios criando plataformas de telessaúde; organizações educacionais lidam com departamentos de TI com orçamento limitado no momento em que deram aos professores a liberdade de criar as ferramentas de que precisam. Além disso, as empresas de logística e transporte transformaram e adaptaram seus setores com aplicações brilhantes de cadeia de suprimentos. Todos com suporte em low-code desenvolvimento; todos eles altamente seguros, é claro, pois lidam com dados confidenciais!

XPressBSS ou LMS - Não há mais segredos!

Todos os Produtos Blue Screen Os projetos de TI são desenvolvidos tendo em mente fortes preocupações de segurança. Quer estejamos falando de um LMS (Sistema de Gestão Jurídica) ou XPressBSS projeto, sempre há segurança nele.

O LMS é um software avançado de gerenciamento de casos jurídicos que fornece uma administração poderosa e rastreamento de processos judiciais e cobrança de dívidas. Trabalhando em ambientes críticos como os setores jurídico e financeiro, a segurança deve ser um ponto importante. O LMS permite uma melhor comunicação entre muitos departamentos da empresa e escritórios de advogados ou escritórios de advogados e seus clientes, por exemplo, rastreando prazos importantes, gerenciando casos, documentos, despesas e cobranças.

Por outro lado, XPressBSS, é um personalizado low-code Enterprise Resource Planner (ERP) desenvolvido por OutSystems que foca na simplicidade de uso, melhora a mobilidade e internacionalização e fornece uma visão abrangente do negócio, recursos, custos e receitas. Mas este também é um ERP feito com a segurança em mente. Se você tem um grande armazém e precisa gerir estoques, se precisa lidar com a gestão da cadeia de suprimentos ou qualquer outra questão de logística, não há solução melhor.

Não é à toa que, para cada aplicativo desenvolvido com base nessas tecnologias, serão aplicados automaticamente pela OutSystems mais de 200 (e cada vez mais) controles de risco e segurança cobrindo categorias como:

  • Proteção de aplicativo
  • Continuidade e disponibilidade
  • Proteção de dados
  • Proteção de infraestrutura
  • Políticas e procedimentos

E por "aplicativo", você pode ler todos os tipos de aplicações, incluindo aplicações da web ou móveis, bem como softwares essenciais, como sistemas ERP e CRM.

Se você quiser saber mais por favor entre em contato com nossa equipa.