Blue Screen garante oferta especializada em tecnologia jurídica 

Blue Screen garante oferta especializada em tecnologia jurídica

Blue Screen garante oferta especializada em tecnologia jurídica

O LMS – Sistema de Gestão Jurídica está focado na recuperação de crédito e gestão de processos judiciais desde o pré-contencioso até ao contencioso e é desenvolvido utilizando metodologia Agile e tecnologia OutSystems.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado internacional de tecnologia da informação, Blue Screen IT Solutions é uma empresa de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas. A oferta é apoiada pelo LMS – Sistema de Gestão Jurídica, um software de gerenciamento e administração de casos jurídicos, “destinado a gerir e acompanhar processos de dívida, permitindo centralizar toda a informação desde o pré-contencioso até ao acompanhamento da insolvência ou recuperação, incluindo o contencioso”, explica Frederico Faria de Oliveira, fundador e sócio-gerente da Blue Screen IT Solutions.

Atualmente em sua terceira versão, o LMS – Sistema de Gestão Jurídica aproveita Blue Screenknow-how acumulado, que permite à empresa afirmar-se “como especialista no fornecimento de soluções jurídico-tecnológicas para organizações que têm um volume significativo de processos judiciais sendo processados ​​em seus departamentos e/ou que pretendam subcontratar o seu tratamento a parceiros externos”, acrescenta.

 


“Já não são apenas as empresas do setor financeiro que precisam de digitalizar e transformar os seus departamentos jurídicos e de recuperação de crédito para conseguirem recuperações mais eficazes.”


 

Tratamento de carteiras de crédito

O LMS – Sistema de Gestão Jurídica é a solução disponibilizada pela Blue Screen para lidar com carteiras de crédito de maneira segmentada e em grande escala por meio de um mecanismo de fluxo de trabalho configurável, adequados ao tamanho e às necessidades, para agilizar e facilitar a atribuição de tarefas entre usuários internos ou externos e que podem ser dimensionados para grupos de usuários quando necessário.

Frederico Faria de Oliveira explica que esta oferta está disponível como SaaS (software-as-a-service), “em modelo de subscrição por utilizador, alojada on-premises, em nuvem própria ou partilhada”. Em sua versão atual, o LMS utiliza tecnologia “que revoluciona o processo de recuperação de crédito: primeiro, na gestão interna dos processos pré-contenciosos, e depois, na fase em que passa para as mãos dos advogados, permitindo-lhes actuar em conjunto com o credor, de forma mais próxima, implementando processos automáticos que envolvem todos os intervenientes no processo".

A solução está atualmente implementada “num dos principais bancos nacionais como principal sistema para a sua área de recuperação de crédito, gestão de processos judiciais e contencioso”, e é usado por vários departamentos internos e mais de 20 escritórios de advogados externos no mesmo banco. Uma realidade que “tem lhe conferido ainda maior robustez e adequação a esta área de atividade”, assegura Frederico Faria de Oliveira.

Em 2009, Blue Screen IT Solutions iniciou o desenvolvimento da solução LMS – Legal Management System, em conjunto com um escritório de advogados parceiro, com o objetivo de agilizar a cobrança dos seus honorários e comissões relativos à recuperação de crédito. Na altura, e nos anos que se seguiram, “esta era uma área típica de organizações cuja área de atividade se situava entre a banca e as finanças”.

Atualmente, a empresa considera ter “um conhecimento muito alargado de operações de recuperação de crédito nos setores bancário, imobiliário, seguros, serviços (nomeadamente serviços de água e saneamento), distribuição e retalho”. A cabeça do Blue Screen argumenta que "já não são apenas as empresas do setor financeiro que necessitam de digitalizar e transformar os seus departamentos jurídicos e de recuperação de crédito com vista a recuperações mais eficazes“. Aliás, “muitas outras empresas, dos mais variados setores, sentem a mesma necessidade de acompanhar o atual contexto económico”.

 

Garantindo um fator diferenciador

O fundador e sócio-gerente da Blue Screen IT Solutions sabe que o motor do LMS – Sistema de Gestão Jurídica “é a satisfação dos utilizadores internos”. Em outras palavras, “o foco no cliente está sempre presente, pois a solução SaaS pode ser customizada para atender às necessidades do negócio”. Mas também porque, por outro lado, “qualquer necessidade pode ser satisfeita com desenvolvimentos customizados, assegurados por dois grandes ‘pesos pesados’ do mundo tecnológico, a metodologia Agile e a plataforma de desenvolvimento aplicacional OutSystems”, acrescentou.

Estes dois eixos distinguem o LMS – Sistema de Gestão Jurídica, “não só a aplicação em si, pela sua robustez, mas também o processo de (eventual) desenvolvimento e implementação adicional de aplicações”. É um “extremamente solução robusta, perfeita para grandes empresas com alto nível de complexidade em termos de integração de dados de diversas soluções internas“. O LMS tem ainda a capacidade de “centralizar a informação dos diversos departamentos internos e prestadores de serviços externos, garantindo segurança e disponibilidade imbatíveis”.

(2023, 31 de julho) Como é habitual, uma das principais publicações económicas e financeiras em Portugal quis saber a opinião do nosso CEO: trata-se da transformação digital jurídica, em esta edição especial sobre gestão e recuperação de dívidas.