Foco no cliente

Foco no cliente

Blue Screen IT Solutions conta com uma equipa especializada que auxilia os clientes na implementação de soluções integradas. Tem clientes em nove países europeus, além de Portugal.

Agilidade, especialização e comprometimento. Esses são os pilares do sucesso para Blue Screen IT Solutions, empresa liderada pelo fundador e sócio-gerente, Frederico Faria de Oliveira, com mais de 20 anos de história no mercado internacional de tecnologia da informação. A oferta da empresa é suportada pelo LMS – Legal Management System, um software de gestão de processos judiciais com foco central na recuperação de dívidas e na gestão de processos judiciais desde o pré-contencioso até ao contencioso. É desenvolvido com metodologia Agile e tecnologia OutSystems. Embora as vendas internacionais representem a maior parte da nossa receita, estamos trabalhando ativamente para mudar essa tendência, concentrando-nos atualmente nos setores jurídico, financeiro, de seguros, serviços públicos e leilões em nível nacional.

Quais são os principais produtos ou serviços oferecidos e como eles se diferenciam no mercado?

No setor financeiro, Blue Screen IT Solutions opera principalmente com seu aplicativo LMS – Legal Management System para gestão e recuperação de crédito. O LMS é o nosso software de gestão de processos judiciais, adaptado para gerir e monitorizar processos de dívida, centralizando toda a informação desde o pré-contencioso até à insolvência ou recuperação, e através do contencioso.

O LMS – Legal Management System é a nossa solução para gestão de carteiras de crédito segmentadas em larga escala através de mecanismos de fluxo de trabalho configuráveis, adaptados ao tamanho e às necessidades, para agilizar a alocação de tarefas entre usuários internos ou externos, escalável para grupos de usuários quando necessário. Ele está disponível como SaaS – software como serviço – por assinatura por usuário, hospedado no local, em nossa própria nuvem ou compartilhado.

Blue Screen IT Solutions também atende clientes em toda a Europa com seus XPressBSS (Business Software Solution), plataforma ERP focada na integração de diversas áreas de um mesmo negócio, desde comercial, serviços, logística, transportes, até faturamento, comercializada principalmente nos setores de leilões internacionais e nacionais.


O LMS é um software de gestão e administração de processos judiciais, uma aplicação dedicada à gestão e acompanhamento de processos de dívida.


como funciona Blue Screen usar a tecnologia para aprimorar a experiência do cliente e simplificar os processos financeiros?

Olhando especificamente para o setor financeiro, nossa versão atual do LMS – Legal Management System utiliza tecnologia que revoluciona o processo de recuperação de dívidas. Primeiro, na gestão interna dos processos pré-contenciosos, e depois quando este passa para as mãos dos advogados, permitindo-lhes trabalhar em estreita colaboração com o credor, implementando processos automatizados envolvendo todos os intervenientes.

O LMS está atualmente implementado num dos principais bancos nacionais como sistema primário para as suas áreas de recuperação de crédito, gestão de processos legais e contencioso, contando com mais de 20 escritórios de advogados externos, reforçando ainda mais a sua robustez e adequação a esta área de atividade.

A força motriz do LMS – Sistema de Gestão Jurídica é a satisfação do usuário. Isto significa que o foco no cliente está sempre presente: por um lado, a solução SaaS pode ser altamente customizável para atender às necessidades do negócio. Por outro lado, quaisquer necessidades adicionais podem ser colmatadas através de desenvolvimentos personalizados, fornecidos por dois grandes “pesos pesados” do mundo tecnológico, a metodologia Agile e a plataforma de desenvolvimento de aplicações OutSystems.

Estes dois eixos distinguem o LMS – Sistema de Gestão Jurídica, não só a aplicação em si, pela sua robustez, mas também o processo de (possível) desenvolvimento e implementação adicional de aplicações. É uma solução extremamente robusta, perfeita para grandes empresas com elevado nível de complexidade na integração de dados de diversas soluções internas, capaz de centralizar informação de vários departamentos internos e prestadores de serviços externos (escritórios de advogados, peritos, agentes de execução, etc.), garantindo segurança e disponibilidade incomparáveis.

Quais são os planos futuros para expandir a oferta de produtos ou entrar em novos mercados?

Blue Screen IT SolutionsOs objectivos centram-se na consolidação do LMS – Sistema de Gestão Jurídica como a aplicação de referência para as áreas de contencioso e recuperação de crédito de entidades empresariais e empresariais em Portugal.

Qual a importância da inovação para o seu negócio?

A inovação desempenha um papel crucial no sector das TI, particularmente no domínio do desenvolvimento de aplicações. É precisamente por isso que nos tornamos parceiros OutSystems em 2013, prevendo o que seria um passo decisivo na nossa jornada de inovação no sentido de oferecer produtos de aplicação claramente diferenciados aos nossos clientes.

A tecnologia sempre acompanha o mundo em que vivemos e, como tal, nossos produtos não são estáticos; pelo contrário. A evolução dos sistemas SaaS reside também no interesse genuíno da comunidade de clientes, com quem mantemos contacto constante e que se junta a nós na jornada de inovação, propondo novas funcionalidades e partilhando complexidades que pretendem ver resolvidas. Cabe-nos a nós encontrar as soluções adequadas, que, na grande maioria dos casos em aplicações SaaS, sirvam todos os clientes da aplicação e tragam benefícios para todos. Como mencionado anteriormente, esta capacidade de resolver problemas em tempo hábil coloca os usuários ao nosso lado e favorece a adoção, elemento chave para nossos projetos.

Especificamente na área financeira e no domínio da recuperação de crédito, entendemos que a inovação, a especialização e a capacidade de gerir grandes volumes são essenciais para a eficácia dos departamentos jurídico e de recuperação de crédito. Só assim é possível acompanhar o aumento dos volumes sem sentir necessidade de ampliar as equipas. Passadas as etapas de digitalização e automatização da atividade, é hora de aprimorar o caminho de automatização de tarefas rotineiras e melhor alocação de recursos especializados. Temos observado e investigado experiências no campo da inteligência artificial que contribuirão significativamente para a melhoria destes aspectos. Nosso objetivo é trazer ao mercado nesta área recursos genuinamente úteis para o tratamento de grandes volumes de processos.

Quais os principais desafios que você enfrentou?

A retenção de talentos é um aspecto que nunca consideramos resolvido na nossa actividade. Sabemos que a dedicação e competência das nossas equipas são essenciais para o sucesso dos projetos e, consequentemente, para a empresa. Assim como ainda temos o nosso primeiro cliente de 24 anos atrás, ainda temos o nosso primeiro funcionário. O crescimento significativo que Blue Screen IT Solutions que vivemos desde 2020 até aos dias de hoje não afetou a estabilidade na dinâmica das equipas e conseguimos manter um nível de relacionamento humano que é essencial. No entanto, nunca consideramos esse sucesso garantido.


A retenção de talentos é um aspecto que nunca consideramos resolvido na nossa actividade. Sabemos que a dedicação e competência das nossas equipas são essenciais para o sucesso dos projetos e, consequentemente, da empresa.


Qual a importância da tecnologia e da digitalização no âmbito da Gestão e Recuperação de Crédito?

A automatização beneficia significativamente o processamento dos diversos mecanismos processuais e contabilísticos, promove a eficiência e garante aos utilizadores capacidades de atuação proativa, essenciais na área do contencioso, que de outra forma fica sobrecarregada pela execução de tarefas rotineiras e de impacto unitário.

Quaisquer entidades com um número considerável de processos, especialmente processos de recuperação de crédito, beneficiam da digitalização. São processos complexos e exigentes que dependem do contributo assertivo e atempado das diversas partes, entidades e departamentos envolvidos, pelo que a necessidade de uma ferramenta ágil de centralização é fundamental. O compartilhamento integrado de informações fornece uma visão comum dos processos em tempo real, permitindo que todos trabalhem em harmonia. Ao permitir que vários intervenientes trabalhem na mesma plataforma, o LMS – Sistema de Gestão Jurídica torna-se capaz de desempenhar um papel ativo, através da automatização de tarefas repetitivas, desonerando também as pessoas de diversas tarefas que exigem elevadas exigências de detalhe e rigor.

Duas ou três melhores práticas nesta área que você pode apontar?

Em primeiro lugar, cabe destacar que a gestão e recuperação eficientes de crédito dependem da centralização das informações em um ponto único, universal e permanentemente acessível aos usuários internos e externos. Então, não basta ter um ponto único: é preciso que os usuários adotem o sistema como sua ferramenta essencial de trabalho, fazendo sugestões de melhorias, garantindo o uso coerente e maximizado da solução. Para tal, é muito significativo integrar os utilizadores diários no processo de seleção e personalização de uma aplicação de gestão e recuperação de crédito.

(2024, março) Artigo Especial sobre Bancos e Fintechs, Executive Digest, páginas 108-110