Como medir o ROI de um sistema de planejamento de recursos empresariais?

Como medir o ROI de um sistema de planejamento de recursos empresariais?

Da compra à produção, aos estoques, vendas, atendimento ao cliente e gestão financeira, os gerentes procuram uma solução única e integrada de planejamento de software que lhes permite acelerar os principais processos de negócios de forma colaborativa, conectando funcionários, parceiros, fornecedores e clientes a um mesmo fonte de dados. Os benefícios de usar um sistema de planejamento de recursos empresariais:

  1. Redução de custos
  2. Otimização de produtividade
  3. Redução do tempo de colocação no mercado
  4. Eficiência
  5. A segurança da informação
  6. Competitividade

À medida que começam a buscar esse nível de eficiência, o sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) parece ser uma ferramenta ideal para simplificar essa cadeia de valor. Eles também são um recurso essencial para os gerentes administrarem seus negócios e torná-los mais competitivos.

Simplifique os fluxos de trabalho da empresa e melhore a comunicação abrindo um caminho de inteligência que é essencial para uma melhor tomada de decisão, mas os investimentos são, como sempre, muito ponderados do ponto de vista dos benefícios que trarão para a organização e para o núcleo processos de negócios.

Para saber se um investimento dessa natureza compensa, a ideia é fazer o alinhamento entre as melhorias que esses sistemas trazem para a organização e os custos envolvidos em sua implantação.

Uma fórmula que mede o retorno sobre o investimento para o Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais: ROI = Benefícios Líquidos / Investimento do Projeto 

De acordo com o Aberdeen Group, as organizações obtêm os maiores benefícios com o Enterprise Resource Planning System, se o ERP Return on Investment (ROI) for identificado antes do início do projeto e avaliado continuamente ao longo do processo de implementação.

A fórmula de cálculo do ROI é simples, começa calculando a Receita Líquida que o investimento irá gerar para a empresa durante todo o tempo que ela estiver operando, subtraindo seus custos de aquisição e dividindo tudo pelos próprios custos de aquisição.

Para medir o retorno de um projeto de implantação de ERP, é necessário primeiro diagnosticar as necessidades do negócio e reconhecer benefícios tangíveis e intangíveis, nem tudo pode ser medido. Para atingir o ROI no menor tempo possível e reduzir ao máximo os custos do Enterprise Resource Planning System, as empresas precisam ter uma plataforma que integre toda a gestão da empresa.

Os gerentes precisam saber muito bem quanto vão gastar no projeto, e esse valor deve evitar custos inesperados. Tudo deve ser entendido antes de avançar, desde as necessidades e customizações, a arquitetura e os módulos de software, a quantidade de usuários, a duração da implementação, seja no local ou na nuvem.

O software ERP cobre várias áreas, como financeira, vendas, operacional, recursos humanos, planejamento, marketing, jurídico, contabilidade, atendimento ao cliente, e o ROI geralmente é fornecido em linha com a melhoria dos processos de negócios nessas áreas. O software Enterprise Resource Planning transforma os dados brutos em informações acionáveis ​​e em melhores decisões.

Empresas inteligentes reconhecem que identificar benefícios é um pré-requisito para estimar o valor de um investimento. Existem benefícios importantes que afetarão a fórmula de ROI:

1. Redução de custos

Os sistemas de gestão ERP ajudam a reduzir custos evitando o desperdício de matéria-prima e outros materiais, além de reduzir custos de mão de obra, erros, falhas e retrabalho.

2. Otimização da produtividade

Os processos são organizados e as operações de rotina são automatizadas.

3. Redução do tempo de colocação no mercado

Melhorar e aumentar a produtividade impacta diretamente na redução da entrega de produtos e serviços

4. Eficiência

O ERP integra informações de vários departamentos, você pode estimar o estoque necessário para um determinado período, reduzindo a necessidade de manter muitos produtos em estoque. Veja o exemplo de um software de gestão legal que centraliza os dados e documentos dos processos jurídicos, monitora e controla as contas inadimplentes e automatiza os processos de cobrança.

5. Segurança da informação

A adoção do sistema de gestão ERP garante mais segurança dos dados, pois a integração das informações evita perdas e fraudes.

6. Competitividade

O ERP pode ser uma vantagem competitiva no mercado. A empresa pode se concentrar na qualidade dos produtos e serviços.

O Enterprise Resource Planning (ERP) é o núcleo do negócio digital. Verifica a 5 principais tendências de ERP para 2020 e além

O retorno sobre o investimento se tornou uma ferramenta universal para comprovar a eficácia dos projetos de TI. Uma vez que a organização tenha definido com sucesso as métricas para determinar as melhorias, o valor desses objetivos pode ser facilmente medido, mas deve estar alinhado com as melhorias para o negócio que resultam do projeto.

Além de todos os benefícios para o negócio, o ROI será melhor, com a escolha correta de um parceiro comprometido com bom atendimento, disposto a fornecer o suporte adequado.

Lembre-se de que o objetivo básico de usar um sistema de planejamento de recursos corporativos é fornecer um repositório central para todas as informações para melhorar o fluxo de dados em toda a organização. Outra dica: se você é um potencial comprador de ferramenta de ERP, deve verificar os principais tendências para o futuro.

O fato é que seguindo uma pesquisa de Estudo de Pesquisa de Mercado o mercado global de software ERP deverá crescer de US $ 32.44 bilhões em 2017 para US $ 49.03 bilhões até 2023.

Se você tiver alguma dúvida sobre os sistemas ERP ou sobre como medir seu ROI, sinta-se à vontade para Contacte-nos.

Este texto foi atualizado pela última vez em dezembro de 2019.
Portugal | Planeamento de Recursos Empresariais Portugal | erp portugal