Grandes desafios em 2023 para o setor financeiro

Grandes desafios em 2023 para o setor financeiro

Ao longo de quase 23 anos de atividade, Blue Screen IT Solutions assistiu a diversas revoluções e não ficou indiferente às mudanças sociais e económicas. Ao mesmo tempo, a nossa empresa cresceu rapidamente nestes tempos turbulentos. Depois de uma crise sanitária mundial, de uma guerra (quase impensável) que ainda perdura na Europa sem fim à vista, de uma inflação galopante e de tantas outras ameaças à estabilidade, a gestão do nosso povo exige uma preocupação proeminente. Refiro-me à nossa equipa, verdadeiro motor da nossa organização, que tem como missão garantir soluções informáticas inovadoras, eficazes e seguras aos clientes. 

Ao mesmo tempo, o sector financeiro, que é uma fonte significativa do nosso negócio global, atravessa um período devastador, cujo resultado os mais renomados economistas não serão capazes de prever. Está também a lidar com a turbulência do processo de transformação digital, as recorrentes ameaças à cibersegurança e as exigências dos seus clientes cada vez mais tecnologicamente proficientes, ávidos por uma experiência multicanal e integrada, imitando um mundo digital onde tudo parece alcançável. 

Isto significa que dentro de uma pequena empresa como Blue Screen, com clientes multinacionais e projetos complexos como os do setor financeiro, torna-se ainda mais importante garantir a estabilidade das equipas. Em 2023 torna-se essencial garantir a superação dos desafios da vida em teletrabalho, que é mais exigente do que poderíamos imaginar. A suposta comodidade dá lugar à necessidade de as empresas se reinventarem para que seja possível liderar uma equipa plurilocalizada, garantir que esta equipa esteja alinhada com a cultura organizacional, embora cada um esteja no seu espaço. Em 2023, as pessoas contam ainda mais porque a entrega bem-sucedida do projeto depende de trabalhadores motivados que sintam que a vitória da empresa é deles – porque realmente é. 

O relatório de tendências de 2023 da Gartner para o setor financeiro destaca que a tecnologia tem cada vez mais uma posição estratégica e necessária nas empresas, em vez de uma posição meramente instrumental. Curiosamente, pelo contrário, nas empresas tecnológicas o lugar das pessoas é cada vez mais importante – satisfação no trabalho, perspetivas de carreira e conhecimentos em evolução, bem como o equilíbrio entre a vida pessoal. Portanto, estes são também os desafios Blue Screen IT Solutions se propôs para este ano.

Frederico Faria de Oliveira é fundador e sócio da Blue Screen IT Solutions. Blue Screen tem mais de 23 anos de experiência na entrega de projetos de TI e atua continuamente no setor financeiro desde 2018.

(2023, 31 de março) Quem é Quem no Setor Financeiro em Portugal – Da “enorme incerteza” aos desafios do ESG e digitalização, Jornal Económico, pg. 37, em SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.