Principais tendências tecnológicas a serem observadas em 2023

Principais tendências tecnológicas a serem observadas em 2023

Um novo ano representa sempre uma nova oportunidade de ir mais longe e fazer melhor. Quando falamos de TI, é importante entender onde e como alocar recursos para maximizar o resultado. E as tendências tecnológicas podem ser um guia precioso.

Na economia cada vez mais digital e global em que vivemos, tirar o máximo partido das inovações e do que a tecnologia tem para oferecer faz toda a diferença. Agilidade, personalização, inovação contínua e capacidade de adaptação a um mercado em rápida mudança e a um cliente altamente exigente são a base do sucesso.


Quais são as tendências tecnológicas a considerar no futuro próximo? Fomos descobrir e deixamos-vos algumas ideias que reúnem consenso entre os vários especialistas da área.


 

Tendências tecnológicas para manter em mente

1. A IA veio para ficar

Se houvesse dúvidas, os últimos anos ajudaram a dissipá-las: as tecnologias associadas à Inteligência Artificial (IA) são uma tendência tecnológica para ficar. IA é a capacidade de um sistema ou programa de pensar e aprender com a experiência. É conhecida pela sua importância no reconhecimento de imagem e fala, prevenção de fraudes, assistentes pessoais, chatbots e muito mais. Você está aproveitando isso? De acordo com um recente estudo, a IA crescerá para uma indústria de 190 mil milhões de dólares até 2025, com os gastos globais em sistemas cognitivos e de IA a atingirem mais de 57 mil milhões de dólares já este ano.

2. O poder da dataficação

Transformando tudo em nossa vida em dispositivos ou software alimentados por dados. É o que os especialistas chamam de “Dataficação”. Desde smartphones, máquinas industriais e aplicações de escritório até aparelhos alimentados por IA, o facto é que “qualquer coisa” baseada em dados ganha mais importância a cada dia. E a “Dataficação” pode muito bem ser vista como uma das mais recentes de uma série de práticas centradas no cliente que estão a mudar o cenário empresarial.

3. Low-code em ascensão

Gartner previsões em todo o mundo low-code mercado de tecnologias de desenvolvimento crescerá 20% em 2023. Um aumento no número de tecnólogos de negócios e um número crescente de hiperautomação em toda a empresa e iniciativas de negócios combináveis ​​serão os principais impulsionadores que acelerarão a adoção. O interesse na hiperautomação continua a crescer devido às crescentes exigências de otimização operacional, ao aumento da lacuna de competências e às crescentes pressões económicas. Os investimentos que apoiam a inovação e a integração combinável também crescerão à medida que as organizações adoptarem a empresa combinável, uma abordagem modular à prestação de serviços digitais e ao desenvolvimento de software. As empresas combináveis ​​exigem uma melhor reutilização dos pacotes de recursos de negócios existentes para o desenvolvimento ágil de aplicações e para criar experiências de usuário personalizadas para novos fluxos de trabalho e processos. Se ainda não, esta é uma tendência tecnológica de ponta que você definitivamente deveria seguir.

4. Metaverso é o novo universo

O Metaverso permite que as pessoas repliquem ou aprimorem suas atividades físicas, transportando-as ou estendendo-as para um mundo virtual sem fronteiras. As empresas podem explorá-lo como uma estratégia aumentada de transformação digital em áreas como desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca, envolvimento do cliente e fluxos financeiros. É uma ótima maneira de ficar à frente da curva, inovar e encantar os clientes usando novos tipos de ativos e modelos de câmbio.

5. Automação de processos robóticos

RPA é uma tecnologia que simplifica a criação, implantação e gerenciamento de robôs de software que imitam as interações humanas com sistemas digitais. Podemos dizer que é complementar à Automação de Processos de Negócios baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou IA. Ambos têm sido usados ​​para substituir humanos em tarefas repetitivas e demoradas. A RPA continua a crescer e é especialmente aproveitada quando combinada com tecnologias como NLP (Natural Language Processing) e OCR (Optical Character Recognition), capacitando bots para ler arquivos, traduzir voz, converter dados não estruturados em dados estruturados e inseri-los em seus sistemas existentes. Gartner prevê que os gastos mundiais com software RPA chegarão a US$ 3.3 bilhões em 2023, um crescimento de 17,5% em comparação com o ano passado.

 

Em resumo…

…a tecnologia continuará a assumir o seu papel de liderança nas estratégias de negócio, permitindo uma nova vida às organizações a nível global. Nesta área, Blue Screen está sempre atenta às últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos e introduz, passo a passo, as inovações que vão surgindo nos seus produtos e serviços, garantindo uma melhor e mais eficaz resposta ao cliente. Entre em contacto e vamos discutir como podemos ajudá-lo a traduzir algumas dessas tendências em uma realidade de sucesso.