Jurídico: o “primo pobre” nas seguradoras

Jurídico: o “primo pobre” nas seguradoras

O setor segurador é uma das maiores indústrias do mundo, mas apesar de ser também uma das mais antigas, contemporânea da Revolução Industrial, parece ter perdido o caráter pioneiro de outros tempos. 

A era da transformação digital trouxe pressão, mas foi só em Janeiro passado que o relatório da Gartner surpreendeu: nas prioridades de investimento das companhias de seguros em todo o mundo, a modernização das aplicações, a cibersegurança, a Inteligência Artificial e a concretização operacional eficiência com foco no destaque da experiência do cliente. 

Os segurados esperam a digitalização de processos como a gestão de apólices, sinistros e pedidos de indemnização. Estas últimas, juntamente com muitas outras, absorvem recursos de diversas áreas (administrativa, jurídica, financeira) e envolvem não só colaboradores internos, mas também atores externos que são essenciais nesta área: peritagens, análise de documentação, negociação e, eventualmente, discussão de litígios tornar-se necessário. Tarefas simples e repetitivas do departamento jurídico de uma seguradora podem ser automatizadas, liberando especialistas para tarefas complexas que dependem de seu conhecimento e para o acompanhamento de trabalhos terceirizados. 

A área jurídica ainda é vista como uma área complexa e pouco permeável, estando em grande parte muito distante do ambiente de inovação digital. No fundo, o Segurado quer o mesmo que o Cliente Bancário: quer ser digital! Já é possível que os clientes saibam em tempo real, numa aplicação ao seu alcance, qual o estado de uma reclamação ou reclamação que fizeram? Ou, por outro lado, é precisamente na área onde são tratadas as questões mais sensíveis para os segurados que falta integração com o sistema Core da seguradora, digitalização e centralização de dados, conectividade entre departamentos? 

A transformação digital não pode ser ignorada no departamento jurídico de uma seguradora, pois uma solução jurídico-tecnológica para o departamento jurídico também agrega valor aos clientes e traz maior rapidez de resposta, compreensão e ação. O LMS – Sistema de Gestão Jurídica é Blue Screena solução da empresa para a gestão de processos judiciais, abrangendo o pré-contencioso e o contencioso, garantindo a conectividade entre os vários departamentos de uma seguradora e entre estes e os stakeholders externos e a integração com o sistema core. 

Frederico Faria de Oliveira é fundador e sócio da Blue Screen IT Solutions. Blue Screen tem mais de 23 anos de experiência na entrega de projetos de TI e atua continuamente no setor Jurídico desde 2013.

(2023, 26 de maio) Quem é Quem no Sector Segurador em Portugal – Jurídico-Legal: o “parente pobre nas seguradoras”, Jornal Económico, pág. 32.