Tomada de decisão do CEO: os benefícios de construir eficiência com um ERP personalizado

Tomada de decisão do CEO: os benefícios de construir eficiência com um ERP personalizado

O software Enterprise Resource Planning (ERP) escolhido corretamente pode ajudar sua empresa a organizar, automatizar e melhorar seus negócios; um ERP personalizado fará melhor. Mas vamos fazer isso passo a passo.

Para a maioria das organizações, os sistemas ERP são entendidos como a espinha dorsal vital de todas as suas transações comerciais e comunicações, sejam elas entre clientes, parceiros, fornecedores ou funcionários. Os sistemas ERP hoje em dia representam muito mais do que apenas um núcleo simples de processamento de transações para empresas grandes e complexas. Na verdade, eles costumam ser a ignição necessária para iniciativas empresariais, como e-business e comércio B2B.

Posto isto, podemos concordar na definição básica de que um software ERP é um sistema informático responsável por cuidar de todas as operações do dia-a-dia da empresa, desde o Faturamento à Contabilidade, desde Compras ao Fluxo de Caixa, desde o Cálculo de Impostos até Administração de pessoal, desde o estoque até o contas a receber, desde a ponta dos funcionários até o controle do maquinário da fábrica. Dito de outra forma, cuida de todo o trabalho administrativo e operacional realizado em uma empresa. Todo o trabalho!

Porém, esse tipo de função pode ser todas padrão, não importa o software que sua empresa esteja usando. Portanto, quando se trata de sistemas ERP, a palavra “customização” deve ser uma das palavras mais sonhadas que um CEO / CFO pode ouvir de um provedor. Na verdade, estamos a falar de uma solução que iria, de facto, facilitar o seu trabalho e responder às suas necessidades no dia-a-dia, melhorando e otimizando a eficiência geral da gestão da empresa, reduzindo custos e riscos, e , em troca, tornando a empresa mais competitiva.

“Personalizado” é a palavra certa!

Quando bem escolhido, um ERP pode ajudar a organizar, automatizar e melhorar o negócio como um todo, mas quando se trata de customizar um software ERP, o fato é que se trata de aumentar a eficiência e manter o crescimento contínuo. Mas preste atenção, pois quando uma empresa escolhe esse tipo de software aleatoriamente, corre o risco de desperdiçar dinheiro sem impulsionar os negócios.

Para resolver todos os seus problemas e evitar esse tipo de situação, as empresas devem definitivamente ir para a customização; um caminho para aumentar a eficiência do ERP, trazendo funcionalidades como facilidade de operações, mapeamento exato dos processos de negócios e também implantação de aplicações mais integrados.

Embora este seja, com certeza, o caminho a percorrer, você deve se lembrar de adotar algumas práticas recomendadas, antes de implementar um ERP customizado:

  1. Analise todos os processos da empresa e identifique aqueles que podem não ser atendidos por um ERP regular. Peça customização apenas para esses pontos e veja como funciona, antes de uma modificação geral no software.
  2. Não se esqueça de considerar a capacidade de seus recursos de TI existentes; a solução que você compra deve "entender" suas necessidades para que você possa trabalhar rapidamente no ROI (veja também isto).
  3. Envolva-se com um parceiro especialista em ERP – como Blue Screen – que está ao seu lado desde o primeiro dia e sabe exatamente as ferramentas que seu negócio vai precisar.

ERP: tudo estará na nuvem?

Alguns especialistas defendem que este tipo de “novo software ERP será cada vez mais construído em uma arquitetura de nuvem inovadora”. Estamos falando sobre algo que foi projetado do zero para lidar com os enormes desafios computacionais do processamento de dados corporativos globais em tempo real. Se procurarmos por essas plataformas, teremos que considerar coisas como:

  • microsserviços e APIs abertas;
  • computação in-memory rápida com a capacidade de processar grandes volumes de dados;
  • um modelo de domínio com regras flexíveis e adaptáveis;
  • uma arquitetura de informações unificada que elimina a necessidade de um data warehouse separado.

Acima de tudo, CEO e CFOs devem estar cientes de que, ao escolher uma solução ERP customizada, também estão optando pela simplicidade, agilidade e uma adaptação muito maior às necessidades específicas do negócio do cliente (por isso se denomina “customização”!).


Solução ERP customizada: optando pela simplicidade, agilidade e uma adaptação muito maior às necessidades específicas do negócio do cliente


E este tipo de realidade não vale apenas para Portugal e para o mercado português, mas também para a maioria dos países da Europa, onde os desafios que envolvem o negócio são muito semelhantes, embora “falem” uma língua totalmente diferente. Mercados como Espanha, Dinamarca, Suécia ou Reino Unido buscam a customização como um “must do” e suas empresas já estão tirando proveito disso.

Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em saber mais sobre o assunto. SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA or Contacto Blue Screen. Nossa equipa de especialistas terá o maior prazer em ajudá-lo e responder a todas as perguntas que você ainda possa ter.