Desenvolvimento rápido de aplicações: como concluir projetos no prazo

Desenvolvimento rápido de aplicações: como concluir projetos no prazo

O desenvolvimento de projetos é uma área em que os gestores de TI podem utilizar uma infinidade de ferramentas e serviços para cumprir funções, resolver problemas e impulsionar o seu desempenho. O Rapid Application Development (RAD) é definitivamente um deles e uma escolha que todos os gerentes de TI devem levar em consideração.

Estamos falando aqui de um cenário que muda com frequência, mas uma coisa é, com certeza, importante considerar para alcançar o sucesso: os gerentes de TI devem trabalhar para minimizar os riscos e o tempo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, maximizar o progresso que fazem.

Falar de RAD é falar de um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias). Usado pela primeira vez em 1991, por James Martin, RAD é um método projetado para desenvolvimento de software, que permite prototipagem mais rápida e entrega iterativa do produto final no qual os gerentes de TI estão trabalhando.

Pode ser considerado como um modelo alternativo muito bom ao modelo tradicional de “cascata” que as empresas estão acostumadas a adotar e, em geral, foca em um processo de desenvolvimento sequencial e não muito flexível (ver também «Transformação digital: Low-code Vs desenvolvimento tradicional").

O Rapid Application Development se tornou muito popular nos últimos anos e já é visto como uma metodologia ágil e poderosa que realmente ajuda os gestores de TI a melhorar seu trabalho e otimizar tempos e preparar seus projetos no prazo. Em comparação com outros modelos de desenvolvimento, sua característica mais importante pode muito bem ser a poderosa maleabilidade de adaptação do processo e a capacidade de continuar evoluindo.


O Rapid Application Development é uma metodologia que facilita o trabalho dos gestores de TI, com grande foco nas vantagens, como velocidade, custo e satisfação do desenvolvedor.


Estamos falando aqui de algo que está proporcionando cada vez mais desempenho a cada dia, para todos os usuários. Portanto, algo que não devemos ignorar é que o software desenvolvido sob esta metodologia leva uma vantagem real em termos da capacidade de se adaptar e ser rapidamente testado e modificado. É uma metodologia que facilita o trabalho dos gestores de TI, com grande foco nas vantagens, como velocidade, custo e satisfação do desenvolvedor.

Desenvolvimento rápido de aplicações e os ganhos para a transformação digital

Na era da digitalização e da transformação digital dos negócios, não há dúvidas de que a RAD se tornou o principal fator da era digital. Mas por que isso está acontecendo?

As demandas do cliente mudam a cada minuto e, para garantir o sucesso, a necessidade do negócio criar uma cultura de transformação digital e aproveitá-los e responder adequadamente, antes que os principais concorrentes o façam; então, é por isso que uma empresa de sucesso deve estar pronta para implantar aplicações e soluções assim que a oportunidade surgir no mercado. Para fazer isso, os métodos tradicionais são muito lentos, então RAD é definitivamente a resposta e a chave que todos estão procurando. Com o RAD é quase tão fácil para o desenvolvedor quanto pegar alguns modelos e colocá-los juntos em seu aplicativo.


Em alguns países europeus como Espanha, Dinamarca, Suécia e Reino Unido, o desenvolvimento rápido de aplicações já é uma realidade e as organizações locais estão aproveitando isso.


Ajuda a atualizar continuamente seus aplicações - respondendo, assim, às demandas do mercado e a fatores como regulamentações legais como o GDPR - sem a necessidade de uma reescrita contínua de todo o código no aplicativo; por outro lado, o RAD melhora a escalabilidade e mobilidade, recursos que são muito importantes nos dias de hoje. A geração do milênio, por exemplo, quer tudo disponível em seus telefones, sem desculpas aceitas. Então, low-code o desenvolvimento de aplicações torna isso simples, para gerentes e desenvolvedores de TI, basta construir uma vez e deixar a plataforma implantar automaticamente o aplicativo em todos os dispositivos.

Ao contrário dos métodos tradicionais, os desenvolvedores não precisam escrever um código diferente para cada dispositivo. Em suma, os gerentes de TI estão trabalhando para impulsionar seus negócios e alcançar um retorno do investimento melhor e mais rápido (ver também «4 maneiras Blue Screen pode ajudá-lo a melhorar o ROI com um low-code platform").

Em alguns países europeus como Espanha, Dinamarca, Suécia e Reino Unido, o Desenvolvimento Rápido de Aplicações já é uma realidade e as organizações locais - bem como provedores e fornecedores - estão aproveitando isso. Por exemplo, em Madrid, existem muitos bons exemplos de arquiteturas inovadoras sendo aplicadas a fim de reunir capacidades - de pesquisa, empreendimentos e laboratórios a estúdios, centros de inovação e centros de entrega - para desenvolver e entregar inovações disruptivas para os clientes, e para escalá-los mais rapidamente.

OutSystems é igual a RAD?

Neste mundo de Desenvolvimento Rápido de Aplicações, a OutSystems deve ser um parceiro a considerar juntamente com Blue Screen. A empresa portuguesa de TI é uma referência nesta área, mas as questões permanecem: como é que a OutSystems permite o Desenvolvimento Rápido de Aplicações?

Por ser uma empresa de plataforma como serviço, ou aPaaS, seu produto vai além de permitir o desenvolvimento rápido de aplicações, incluindo hospedagem, dimensionamento dinâmico, automação de lançamento, monitoramento de desempenho, gerenciamento de usuário, controle de versão e muito mais. OutSystems leva o conceito RAD ainda mais longe, incluindo DevOps out-of-the-box como parte da plataforma, elevando o conceito RAD para Entrega rápida de aplicações.

Mas o cerne da oferta da OutSystems está em um ambiente de desenvolvimento poderoso, no qual sua ferramenta permite que todos, desde funções adjacentes a TI a profissionais de TI veteranos, criem aplicações móveis e web de nível empresarial sem código.

OutSystems e Blue Screen estão fazendo parcerias nesta área, como Blue ScreenA equipa da usa tecnologia de ponta para criar aplicações empresariais altamente profissionais. A integração completa de dados e back-end permite que até mesmo os conceitos de aplicações mais difíceis sejam alcançados dentro do prazo e do orçamento.

Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em saber mais sobre o assunto. SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA or Blue Screen. Nossa equipa de especialistas terá o maior prazer em ajudá-lo e responder a todas as perguntas que você ainda possa ter.