Aumento da receita: os 6 módulos obrigatórios de uma solução ERP para a indústria de leilões

Aumento da receita: os 6 módulos obrigatórios de uma solução ERP para a indústria de leilões

Em um mundo onde os dados são o novo petróleo, nunca foi tão importante obter todas as informações disponíveis para administrar um negócio de sucesso. Os líderes tomam decisões de negócios com base nos dados que possuem e assumem riscos calculados com os insights que eles fornecem. Uma empresa mantém seu estoque com base nas informações do pedido e planejará o futuro de acordo com os leads, o comportamento do mercado e as tendências, que exigem visibilidade e interpretação de dados.

A indústria de leilões não é diferente, e é aí que um Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) entra em cena, trazendo vantagens críticas para as casas de leilão. Com o software ERP, sua empresa pode integrar e gerir seus processos por meio de um conjunto de aplicações projetados para aumentar a produtividade e a eficiência. Melhor ainda se for uma solução customizada, ou Customized Resource Planner, uma plataforma projetada especificamente para administrar sua empresa e rastrear seus principais ativos, de projetos a recursos, proporcionando uma visão abrangente do negócio e dos dados que você precisa tome a decisão certa.

Neste artigo, você descobrirá quais são os 6 módulos obrigatórios de uma solução ERP para a indústria de leilões.

Ambos estão crescendo. No ano passado, as vendas em leilões globais aumentaram 25%, para € 9,9 bilhões, de acordo com o relatório anual da ArtTactic. Quanto ao mercado global de ERP, a Stratistics MRC projeta que crescerá para € 65.6 bilhões até 2026, ante € 30 bilhões em 2017, impulsionado pela adoção da nuvem e projetos de transformação digital.


ERPs foram amplamente implementados na Suécia e na Dinamarca


Alguns países europeus ainda estão atrasados ​​na adoção de ERP e isso é visto como um obstáculo para a jornada de transformação de suas empresas. Surpreendentemente, o Reino Unido é um deles: de acordo com a CBI (Confederation of British Industry), os níveis de adoção de ERP na região ainda estão muito abaixo dos campeões digitais na Europa, Suécia e Dinamarca. Outros países relatam níveis muito altos de implementação de ERP em todos os setores, mesmo quando as economias não estão crescendo exponencialmente. É o caso da Espanha, onde 82% das empresas afirmaram estar a utilizar uma solução ERP num estudo de 2017 da especialista em comparação de software SoftDoit.

Então, por que investir em ERP?

Isso tornará seus funcionários mais produtivos e sua casa de leilões mais lucrativa. O software ERP permite a automação de back-office, mantém todos os dados em um local, garante relatórios abrangentes, melhora o atendimento ao cliente, aumenta a segurança e garante a conformidade regulatória.

O que o ERP deve fazer por uma casa de leilões?

Existem várias funções principais. Uma é gerir o fluxo de trabalho, de de qualificação fornecedores e compradores, preparando e executando vendas para recebimento e pagamento de faturas. Também deve help converter leads e se comunicar com fornecedores e compradores, centralizando todos os dados necessários para a comercialização dos lotes.


O uso de uma solução ERP tornará seus funcionários mais produtivos e sua casa de leilões mais lucrativa e fácil de administrar


O ERP deve ajudar os usuários a se preparar estoque para o Leilão com um fluxo de trabalho ativo dedicado, fornecer ferramentas financeiras para manter pista de recebimentos e pagamentos, taxas de fornecedores e compradores e mantenha um registro da presença dos compradores. Mais importante ainda, deve ser capaz de fornecer iintegração com plataformas de leilão online e ferramentas de vendas eletrônicas.

Com os fundamentos definidos, existem 6 módulos que um ERP precisa ter para servir as casas de leilão:

  1. Configuração e gestão da empresa

Um conjunto de recursos projetados para gerir os dados da empresa, incluindo filiais e sites, para que a localização do estoque seja devidamente rastreada. Também precisa permitir a gestão de usuários, funcionários e provedores externos que entram em contato com os dados da empresa.

  1. Gestão de dados de referência

Cada casa de leilões concentra-se em diferentes conjuntos de tipos de ações - enquanto algumas podem leiloar propriedades imobiliárias ou carros, outras podem se concentrar em artes e ofícios, relógios ou móveis. A capacidade de configurar o sistema para suportar qualquer tipo de estoque é fundamental para uma boa descrição de lote que seja pesquisável, garantindo que seja encontrado por todos os compradores em potencial e, portanto, garantindo seu preço de mercado preciso.

  1. CRM

O módulo Customer Relationship Management é indispensável, não só para criar e acompanhar leads, mas também para convertê-los em contas com sucesso. Deve ser 100% personalizado, com as descrições exatas que sua empresa exige e permitir campanhas de marketing fáceis de configurar.

  1. Sistema de gestão de estoque

Este é um módulo extremamente importante, no coração da casa de leilões. Ele fornece ferramentas para incorporar o fluxo de trabalho de check-in de estoque, garantindo que todos os lotes estejam devidamente preparados para a venda. A gestão do processo de negócios deve garantir que o estoque seja informado, avaliado, preparado, fotografado e descrito antes de ser alocado para uma venda.

  1. Catálogos e vendas

O que faz: gerencia catálogos de vendas, transações de vendas e integrações. Com os catálogos de vendas, os usuários podem alocar estoque para vendas. Nas transações de venda, são recolhidos os lances do leilão e registada a decisão de venda juntamente com a identificação do comprador, definindo o preço de venda final. Os catálogos devem ser capazes de ser integrados em sistemas de vendas online, como sistemas de leilão, concurso ou interação ao vivo com salas de leilão físicas.

  1. Faturamento e contabilidade

No centro do negócio está a plataforma de faturamento e contabilidade - ela deve ser integrada. Este módulo deve acompanhar todas as fases do negócio. Primeiro, os pedidos de vendas e compras, que facilitam a aquisição de ações, juntamente com comissões e taxas ou serviços adicionais. Em seguida, a capacidade de converter pedidos de vendas em faturas e obter uma visão abrangente de todas as contas a receber. Por fim, transformar um pedido de compra em um registro de “pagar ao fornecedor”, com a capacidade de ver todas as contas a pagar com pagamentos pendentes.

leilão

Todas as empresas podem melhorar seus negócios implementando uma solução ERP, com vários benefícios a serem considerados. Existem tantas operações e tarefas envolvidas na administração de uma empresa que obter um aplicativo individual para gerir cada uma delas é muito complexo e, na maioria das vezes, ineficiente. Um sistema central e unificado melhorará o rastreamento e a geração de relatórios enquanto automatiza tarefas, o que tornará seus funcionários mais produtivos. Por sua vez, isso se traduzirá em melhor atendimento ao cliente e aumento nas vendas, proporcionando um excelente retorno sobre o investimento e, em geral, um negócio pronto para prosperar.

Interessado em tornar sua casa de leilões mais lucrativa e fácil de administrar? Sinta-se livre para Contacte-nos e testar nossa qualidade de serviço.