Inovação incessante, agregação contínua de valor aos clientes e otimização do trabalho da equipa são alguns dos objetivos comuns de qualquer líder empresarial. Como todos sabemos, a tecnologia – juntamente com o talento certo – é o principal facilitador. Neste artigo exploramos um dos conceitos que mais tem crescido nos últimos anos: Automação Robótica de Processos (RPA).
RPA é uma tecnologia que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs de software que imitam as interações humanas com sistemas digitais.
Podemos dizer que é complementar à Automação de Processos de Negócios (BPA) baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou IA (Inteligência Artificial). Ambos são comumente usados para substituir humanos em tarefas repetitivas.
Ele pode ser combinado com tecnologias como PNL (Processamento de Linguagem Natural) e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), capacitando bots para ler arquivos, traduzir voz, converter dados não estruturados em dados estruturados e inseri-los em seus sistemas existentes.
Os números não mentem
De acordo com alguns Estadista estudos, o mercado de Automação de Processos Robóticos deverá crescer com um CAGR de 27.7% até 2030 e deverá ser avaliado em 23.9 bilhões de dólares americanos até essa época. Gartner, por sua vez, afirma que a América do Norte, a Europa Ocidental e o Japão juntos estão a caminho de responder por 77% dos gastos globais dos usuários finais de RPA este ano.
Automação robótica de processos: por que você deveria seguir esse caminho?
Então, o que está por trás de tanto sucesso? Quais são as principais vantagens desta tecnologia e por que sua empresa deveria adotá-la? Na verdade, não há dúvida de que a RPA pode fornecer processos de negócios e fluxos de trabalho automatizados e aprimorados, necessários para tornar as organizações mais eficientes, os clientes mais felizes e as equipas mais produtivas.
Assim como as pessoas, os robôs de software são capazes de fazer uma grande variedade de coisas. Eles entendem o que está na tela e podem interagir com ela ou até mesmo digitar as teclas corretas. Esses mesmos robôs também são capazes de navegar em sistemas, identificar e extrair dados, bem como realizar uma ampla gama de tarefas rotineiras – permitindo que os humanos se concentrem apenas nas tarefas estratégicas e impactantes. E eles podem fazer tudo isso em uma espécie de “modo rápido” e de forma mais consistente do que os humanos.
Mas como?
A Robotic Process Automation utiliza regras predefinidas (“se isto” acontecer, “então aquilo” deve acontecer) e, sempre que ocorre algo que não é considerado, o bot solicita ajuda humana.
A RPA é comumente usada em funções, funções e unidades de negócios que gastam um tempo significativo em processos repetitivos, demorados e propensos a erros. Desempenha um papel especialmente importante em setores como os seguros, a banca, o jurídico e os cuidados de saúde, ajudando-os a:
- Economizar tempo e dinheiro
- Melhore a experiência do cliente e dos funcionários
- Simplifique a integração do cliente
- Automatize a extração, entrada e processamento de dados
- Melhore a precisão e a conformidade do processo
- Mitigar o erro humano
- Aumente a escalabilidade (os bots funcionam como uma força de trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana)
- Crie locais de trabalho mais inteligentes e eficazes
Blue Screen já usa Automação Robótica de Processos em seus dois produtos digitais alimentados pelo líder low-code platform, OutSystems: XPressBSS como um ERP personalizável, e LMS como um Sistema de Gestão Jurídica. Siga os links para solicitar uma demonstração e ver você mesmo os benefícios do RPA.