Automação Robótica de Processos: O que é, principais benefícios e exemplos

Automação Robótica de Processos: O que é, principais benefícios e exemplos

Inovação incessante, agregação contínua de valor aos clientes e otimização do trabalho da equipa são alguns dos objetivos comuns de qualquer líder empresarial. Como todos sabemos, a tecnologia – juntamente com o talento certo – é o principal facilitador. Neste artigo exploramos um dos conceitos que mais tem crescido nos últimos anos: Automação Robótica de Processos (RPA).


RPA é uma tecnologia que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs de software que imitam as interações humanas com sistemas digitais.


Podemos dizer que é complementar à Automação de Processos de Negócios (BPA) baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou IA (Inteligência Artificial). Ambos são comumente usados ​​para substituir humanos em tarefas repetitivas.

Ele pode ser combinado com tecnologias como PNL (Processamento de Linguagem Natural) e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), capacitando bots para ler arquivos, traduzir voz, converter dados não estruturados em dados estruturados e inseri-los em seus sistemas existentes.

 

Os números não mentem

De acordo com alguns Estadista estudos, o mercado de Automação de Processos Robóticos deverá crescer com um CAGR de 27.7% até 2030 e deverá ser avaliado em 23.9 bilhões de dólares americanos até essa época. Gartner, por sua vez, afirma que a América do Norte, a Europa Ocidental e o Japão juntos estão a caminho de responder por 77% dos gastos globais dos usuários finais de RPA este ano.

 

Automação robótica de processos: por que você deveria seguir esse caminho?

Então, o que está por trás de tanto sucesso? Quais são as principais vantagens desta tecnologia e por que sua empresa deveria adotá-la? Na verdade, não há dúvida de que a RPA pode fornecer processos de negócios e fluxos de trabalho automatizados e aprimorados, necessários para tornar as organizações mais eficientes, os clientes mais felizes e as equipas mais produtivas.

Assim como as pessoas, os robôs de software são capazes de fazer uma grande variedade de coisas. Eles entendem o que está na tela e podem interagir com ela ou até mesmo digitar as teclas corretas. Esses mesmos robôs também são capazes de navegar em sistemas, identificar e extrair dados, bem como realizar uma ampla gama de tarefas rotineiras – permitindo que os humanos se concentrem apenas nas tarefas estratégicas e impactantes. E eles podem fazer tudo isso em uma espécie de “modo rápido” e de forma mais consistente do que os humanos.

 

Mas como?


A Robotic Process Automation utiliza regras predefinidas (“se ​​isto” acontecer, “então aquilo” deve acontecer) e, sempre que ocorre algo que não é considerado, o bot solicita ajuda humana.


A RPA é comumente usada em funções, funções e unidades de negócios que gastam um tempo significativo em processos repetitivos, demorados e propensos a erros. Desempenha um papel especialmente importante em setores como os seguros, a banca, o jurídico e os cuidados de saúde, ajudando-os a:

  • Economizar tempo e dinheiro
  • Melhore a experiência do cliente e dos funcionários
  • Simplifique a integração do cliente
  • Automatize a extração, entrada e processamento de dados
  • Melhore a precisão e a conformidade do processo
  • Mitigar o erro humano
  • Aumente a escalabilidade (os bots funcionam como uma força de trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana)
  • Crie locais de trabalho mais inteligentes e eficazes

Blue Screen já usa Automação Robótica de Processos em seus dois produtos digitais alimentados pelo líder low-code platform, OutSystems: XPressBSS como um ERP personalizável, e LMS como um Sistema de Gestão Jurídica. Siga os links para solicitar uma demonstração e ver você mesmo os benefícios do RPA.