Como as novas soluções tecnológicas podem transformar o setor de defesa empresarial?

Como as novas soluções tecnológicas podem transformar o setor de defesa empresarial?

A tecnologia é o fator transformador da profissão jurídica do século XXI, possibilitando o seu perfil clássico para a Economia 21. Conhecimento intensivo, criatividade transversal e serviços inovadores reflectem a elevada capacidade de diferenciação no conhecimento econômico era. 

Cibersegurança, Fintech, proteção de dados e contratos blockchain já não são assuntos típicos de clientes de nicho – os chamados desafios do futuro. Ancoram agora a ligação do direito empresarial a um novo perfil de clientes, entidades inovadoras que exigem conhecimento e visão multidisciplinar em diversas áreas – startups, energia, telecomunicações e muitas outras. 

A advocacia só terá a ganhar se aliada à tecnologia e, especialmente, a advocacia empresarial, poderá estar cada vez mais próxima do Cliente. Ferramentas de colaboração entre advogado e cliente como o escritório remoto sem limitações, a partilha de tarefas e ficheiros e a definição de fluxos de trabalho para garantir maior eficiência fazem do advogado um verdadeiro parceiro: facilmente disponível, capaz de prestar um serviço de elevado desempenho e de forma segura.  

A incorporação de soluções tecnológicas na prática jurídica empresarial dá aos seus advogados a oportunidade de compreender como a tecnologia funciona na prática e os riscos potenciais, adotar novos conceitos como robótica ou inteligência artificial, sempre muito à frente da legislatura ou regulamentação. 

Não basta assessorar os clientes na negociação de contratos relacionados à tecnologia, é preciso viver a experiência na primeira pessoa e maximizar o uso da tecnologia para entendê-la porque o futuro é agora. 

Catarina de novais
Jurista e Desenvolvedor Executivo de Negócios

 

(2022, 27 de maio) “De que forma as novas soluções tecnológicas vão revolucionar a advocacia?"em https://leitor.jornaleconomico.pt/download?token=8184e7bb3b340c93e2b44641fda0e794&file=ESP_ADV_2147.pdf