Desenvolvimento ágil de aplicações móveis: o caminho para acelerar o ROI e melhorar a qualidade

Desenvolvimento ágil de aplicações móveis: o caminho para acelerar o ROI e melhorar a qualidade

Já utilizamos uma abordagem centrada no ser humano e orientada para os resultados para garantir uma abordagem eficaz e desenvolvimento ágil de aplicações móveis? Na economia acelerada e competitiva em que vivemos hoje, isso certamente faz toda a diferença. 

Ao estar centrado no planejamento adaptativo, em equipas auto-organizadas e multifuncionais e em prazos de entrega curtos, é mais fácil mitigar riscos, inovar na velocidade dos negócios, atender a um mercado em constante mudança e superar as necessidades/expectativas dos clientes. 

E observe que o Agile não está mais confinado às equipas de desenvolvimento de TI. De acordo com um digital.ai estudo, metodologias, ferramentas e processos ágeis tiveram um aumento significativo na adoção em toda a organização, com a adoção por linhas de negócios não relacionadas a TI dobrando desde o relatório do ano passado, e a adoção em equipas de desenvolvimento de software aumentando de 37% para 86%. 

Benefícios da desenvolvimento ágil de aplicações móveis

Desenvolvimento de aplicações móveis utilizando metodologias Ágeis, alinhadas com low-code tecnologia de desenvolvimento, significa que as chances de obter um rápido retorno do investimento e um produto altamente valioso são muito maiores. Isso se deve às suas principais características: 

  • Iterativo, incremental e evolutivo 
  • Comunicação eficiente 
  • Ciclo curto de feedback e ciclo de adaptação 
  • Foco na qualidade

Na verdade, ao contrário dos modelos tradicionais, em desenvolvimento ágil de aplicações móveis testes, validação e experimentação são feitos após cada uma das pequenas entregas. Além disso, esta abordagem representa uma mentalidade de “produto” e não de “projeto”, proporcionando maior flexibilidade ao longo dos ciclos de desenvolvimento e permitindo evoluir rapidamente em resposta a mudanças no ambiente de negócios ou nas condições de mercado. 

Desenvolvimento ágil de aplicações móveis é com certeza a melhor forma de melhorar a eficiência e a qualidade. Para que isso aconteça existem 5 passos assumidos pelos frameworks ágeis:  

Visionar – Conceber a ideia do produto digital descobrindo uma lacuna no mercado. Esta fase inclui identificar as partes interessadas, definir o propósito do produto, metas, KPIs e desafios do cliente que ele aborda, moldar um plano e construir/encontrar/engajar uma equipa comprometida (interna, externa ou mista. É fundamental que eles tenham todo o conhecimento sobre a visão do produto, objetivos, alvo e problemas que ele resolve). 

Especular – Listar as funcionalidades, priorizar, colocar em uma linha do tempo e determinar marcos. 

Explore – Executar a missão e realizar as tarefas através de diversas iterações até que o resultado esperado seja alcançado em cada uma delas. Como “adaptabilidade” é palavra-chave nas metodologias ágeis, esta fase funciona paralelamente à próxima. 

Adaptar – Receber e considerar feedback sobre o produto e a experiência que ele proporciona enquanto está sendo desenvolvido e entregue em ciclos curtos. Isto garante que os requisitos sejam rigorosamente atendidos, aumentando significativamente a eficiência e a eficácia das equipas. 

Fechar/Manter – Lançar o produto final para o mercado, monitorando e melhorando continuamente com novas versões e funcionalidades. 

A sua marca Blue Screen IT Solutions é o parceiro certo Desenvolvimento ágil de aplicações móveis? 

Blue Screen é uma empresa de desenvolvimento de software com mais de 20 anos de experiência. Nós usamos low-code tecnologias e metodologias ágeis para acelerar entregas, melhorar a qualidade e fornecer soluções personalizadas com boa relação custo-benefício.  

Conte conosco e nossa equipa especializada para seu próximo projeto mobile!