Gestão e recuperação de dívidas - Entrevista com Frederico Faria de Oliveira

Gestão e recuperação de dívidas - Entrevista com Frederico Faria de Oliveira

Não perca a entrevista com o nosso Sócio-Gerente, Frederico Faria de Oliveira, nesta edição especial sobre gestão e recuperação de dívidas 

“Inovação, especialização e capacidade de gestão de grandes volumes são fundamentais na recuperação de crédito” 

A digitalização e automatização da atividade de recuperação de crédito são já tendências do presente e, claramente, são do futuro. A Frederico Faria de Oliveira, Sócio-Diretor da Blue Screen IT Solutions, quaisquer entidades com um número considerável de processos de recuperação de crédito beneficiam da digitalização. 

Blue Screen é uma empresa de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas que atua no mercado internacional de tecnologias de informação há mais de 20 anos. Com serviços que incluem consultoria de TI, desenvolvimento de software e gerenciamento de serviços em nuvem, Blue Screen detectou, já em 2009, uma oportunidade no desenvolvimento de soluções que agilizam a recuperação e ajudam credores e recuperadores a trabalharem em conjunto. 

como funciona Blue Screen se posicionar no setor de recuperação de crédito? 

Nossa solução (LMS – Sistema de Gestão Jurídica) começou a ser desenvolvida em 2009, em conjunto com um escritório de advocacia parceiro, com o objetivo de agilizar a cobrança de seus honorários e comissões relacionadas à recuperação de crédito. Entretanto, tem evoluído, no âmbito da integração de mais um escritório de advogados com um grande banco nacional, garantindo que este último tem acesso aos dados necessários ao desenvolvimento do seu trabalho de recuperação de crédito. A última versão do LMS utiliza tecnologia que revolucionou o processo de recuperação de crédito ao passar para as mãos dos advogados, permitindo-lhes trabalhar mais de perto com o credor, implementando processos automáticos, alertas dinâmicos e um fluxo de trabalho personalizado que envolve todos os envolvidos no processo.    

A digitalização e a automatização da atividade de recuperação de crédito são tendências futuras? Quais são as principais tendências para o futuro da atividade e como irão evoluir no setor?  

A digitalização e automatização da atividade de recuperação de crédito já são tendências do presente e são claramente o futuro. Qualquer entidade com um número considerável de processos, nomeadamente processos de recuperação de crédito, beneficia da digitalização. São processos complexos e exigentes, que dependem do contributo assertivo e atempado das diversas partes, entidades e departamentos envolvidos. A partilha de informação, de forma integrada, permite uma visão comum dos processos em tempo real, para que todos trabalhem em harmonia. Ao permitir que os vários intervenientes trabalhem na mesma plataforma, o LMS – Sistema de Gestão Jurídica – pode desempenhar um papel ativo no processo, através da automatização de tarefas repetitivas, libertando também as pessoas de diversas tarefas altamente exigentes, detalhadas e rigorosas. 

Acha que a inovação, a especialização e a capacidade de gerir grandes volumes estão a ganhar importância? Como esses recursos são importantes para Blue Screenclientes deste setor? 

A inovação, a especialização e a capacidade de gerir grandes volumes são absolutamente essenciais para que as empresas aumentem a eficiência dos seus departamentos jurídicos e de recuperação de crédito, permitindo-lhes acompanhar os volumes crescentes sem sentirem necessidade de escalar as suas equipas. O LMS é exatamente um sistema desenvolvido nesse sentido e vem permitindo que as empresas enxerguem essa realidade. 

Os números mais recentes do Banco de Portugal mostram um endividamento crescente do setor não financeiro num contexto de inflação crescente. Que impacto esta situação está a ter e poderá ter na atividade do setor? 

Cada vez mais empresas procuram Blue Screen IT Solutions para ver o LMS sendo implementado para auxiliar no processo de recuperação de dívidas. Já não são apenas as empresas do setor financeiro que veem a necessidade de digitalizar e transformar os seus departamentos jurídicos e de recuperação de crédito para conseguirem recuperações mais eficazes. Muitas outras empresas de uma ampla variedade de sectores – sejam seguros, serviços públicos ou grandes grupos económicos – sentem a mesma necessidade de acompanhar o actual clima económico e manter as suas actividades sustentáveis. 

 

(2022, 28 de setembro). “Inovação, especialização e capacidade de gerir grandes volumes são fundamentais na recuperação de crédito” em https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-em-rede/gestao-e-recuperacao-de-credit/detalhe/inovacao-especializacao-e-capacidade-de-gerir-grandes-volumes-sao-fundamentais-na-recuperacao-de-credito