A transformação digital tem mais a ver com as pessoas do que as pessoas pensam

A transformação digital tem mais a ver com as pessoas do que as pessoas pensam

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a maneira como opera e entrega valor aos clientes. O triângulo Pessoas / Processos / Tecnologia determina a agilidade de uma empresa para superar os desafios de sua transformação.

As pessoas trabalham; processos tornam o trabalho mais eficiente; e a tecnologia ajuda as pessoas a realizar suas tarefas, bem como automatizar processos. Portanto, as empresas precisam encontrar o equilíbrio certo entre esses três componentes essenciais.

O aumento da eficiência nas empresas resulta no aumento da produtividade e é determinado pela otimização do papel das pessoas no processo, suas responsabilidades, seu desempenho, a qualidade de suas entregas e a consistência ao longo do tempo.

Mas as empresas que querem ter sucesso no “novo normal” têm que se adaptar a Acessibilidade e Mobilidade. Modelos de trabalho híbridos e remotos já fazem parte da cultura global, a localização física das empresas não é mais um fator determinante para o seu sucesso.

A tecnologia desempenhará um papel importante na facilitação do acesso a dados e informações no novo regime de mobilidade total.

Indústria 4.0: uma nova revolução industrial?

Indústria 4.0 refere-se à quarta revolução industrial. Em termos gerais, a Indústria 4.0 descreve a tendência crescente de automação e troca de dados em tecnologia e processos dentro da indústria de manufatura, como a Internet das Coisas (IoT), a Internet das Coisas Industrial (IIoT), Sistemas Ciber-Físicos (CPS), Produção inteligente, fábricas inteligentes, computação em nuvem, computação cognitiva e inteligência artificial (IA).

Toda essa tecnologia permite que as empresas se transformem e se preparem para a nova realidade do trabalho virtual, que exige visibilidade de todo o processo. Mas a tecnologia por si só não transforma empresas nem resolve problemas. As empresas precisam articular seus objetivos, com processos bem definidos, e treinar pessoas para aproveitar ao máximo a tecnologia.

As plataformas tecnológicas devem refletir e acompanhar os processos implementados pela organização. Assim, o foco em processos orientados para workflows é indispensável para a transformação digital das empresas. As ferramentas digitais, mais do que meros repositórios de dados, passam a atuar ativamente, no sentido de orientar as pessoas sobre o que precisa ser feito.

O líder digital precisa dominar as tendências atuais, estar envolvido com a tecnologia e se cercar de pessoas tecnologicamente avançadas ou com um nível de recepção tecnológica acima da média. A interacção com os restantes membros da organização passa por conhecer a actividade de cada área de negócio da empresa e perceber onde, nestas áreas, é possível ver a sua actividade e a eficiência dos seus processos melhorada com a introdução da tecnologia.

Ao escolher uma empresa de TI para desenvolvimento de software, você também está escolhendo mais de um provedor. Na verdade, você estará trabalhando com um parceiro que deseja saber mais sobre as necessidades e requisitos do seu negócio, trabalha com um orçamento pré-definido e fica feliz quando o seu negócio atinge seus objetivos. Porque é quando o trabalho do parceiro provedor de serviços de TI (realmente) está concluído!

Frederico Faria de Oliveira
Managing Partner
Blue Screen It Solutions

(2021, 21 de setembro). “Transformação digital é mais sobre as pessoas do que as pessoas pensam” em https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/transformacao-digital-e-mais-sobre-pessoas-do-que-as-pessoas-pensam-14144500.html