Transformação digital: low-code vs desenvolvimento tradicional - quem ganha e por quê?

Transformação digital: low-code vs desenvolvimento tradicional - quem ganha e por quê?

A transformação digital está aqui! Com dezenas de milhares de pesquisas na web a cada mês, ele ultrapassou o estágio de “tendência” diretamente para o reino da realidade. No momento, não há um líder claro no C-Suite conduzindo a transformação digital nas empresas, então todos os executivos de nível C precisam ser educados sobre os benefícios da modernização e as soluções no mercado para melhor ajudar a fazer a transição.

O empreendedorismo atingiu o ponto mais alto e os fundadores da Geração Y e da geração Y de hoje são nativos digitais. A suas novas empresas foram lançadas na era dos smartphones, Wi-Fi e mídia social. Eles não conhecem fronteiras físicas ou digitais e estão aproveitando suas proezas tecnológicas para lhes dar uma vantagem competitiva.

As empresas estabelecidas estão na posição nada invejável de ter que jogar para alcançar os novos participantes e descobrir a melhor forma de se tornarem mais amigáveis ​​para o digital sem interromper os processos de negócios ou quebrar o orçamento de TI. Embora as empresas de hoje estejam cientes da necessidade de transformação digital, muitas ainda precisam passar dos estágios iniciais.

A sua marca Low-Code Agora?

De acordo com o IDC, em Portugal, 27% das médias e grandes organizações ainda se encontram no Nível 1 (na escala de 5 pt) no modelo de Maturidade para a transformação digital. Isso se compara a 20% na Europa Ocidental e 13% nos EUA

Embora seja verdade que alguém - uma pessoa - em uma empresa tenha que iniciar o processo de transformação digital, a tecnologia será o mecanismo pelo qual tudo se concretizará. Segundo o Gartner, 2.2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias e a previsão é que, até 2020, haverá 40 bilhões de gigabytes de dados no mundo.

Esses dados vêm principalmente da vida cotidiana e de como as pessoas se movem e interagem com o mundo ao seu redor. Como tal, os dados são amplamente desestruturados e difíceis de sintetizar em informações úteis. A capacidade de gerir esse influxo de seus próprios dados, além dos dados que eles adquirem externamente, é uma força motriz por trás do processo de transformação digital.

Sem poderosos sistemas de back-end e bancos de dados, os aplicações de front-end não conseguirão fornecer a experiência do usuário exigente de hoje. E sem interfaces de usuário bonitas e simples, todo o poder de processamento e dados estruturados do mundo permanecerão sem uso.

Isso força as organizações a considerarem a melhor forma de lidar com o lado do software na transformação digital. A reformulação dos principais sistemas usando métodos tradicionais requer muito planejamento, centenas, até milhares de horas de programação e teste e, mesmo no final, provavelmente haverá problemas durante a implantação que interromperão ou até mesmo atrasarão a implementação.

Por outro lado, uma low-code, a solução de desenvolvimento rápido de aplicações pode simplificar significativamente o processo de reformulação de sistemas centrais e criar projetos menores, como aplicações da Web, fáceis de planejar, desenvolver e implantar.

Primeiras coisas primeiro! - O que é Low-Code?

Low-code, um termo cunhado pela empresa de analistas Forrester, em 2014, é um método de desenvolvimento visual que melhora significativamente o design e os tempos de entrega, minimizando a codificação manual. Ele permite que desenvolvedores cidadãos e desenvolvedores profissionais desenvolvam aplicações centrais, móveis e baseados na web mais rapidamente, porque muitas das tarefas de programação repetitivas já estão integradas à plataforma.

Low-code promete e cumpre a capacidade de atender rapidamente à demanda do cliente sem um exército de desenvolvedores caros. Isso não quer dizer que você ainda não precisa de desenvolvedores na equipa, mas low-code as lojas estão descobrindo que os desenvolvedores cidadãos internos são capazes de criar os mesmos aplicações funcionalmente ricos que os desenvolvedores profissionais, graças à intuitividade do desenvolvimento visual, bibliotecas ricas de código reutilizável e implementação simples com um clique.

Isso libera os desenvolvedores profissionais e a equipa de TI para se concentrarem em integrações de backend e projetos de sistemas mais complicados que alavancam o trabalho dos desenvolvedores cidadãos.

Is Low-code Certo para você?

A resposta curta é, provavelmente. Mas, compreensivelmente, a maioria das organizações precisa de uma avaliação mais formal antes de pular para o low-code piscina. As duas principais perguntas feitas por qualquer CxO ao considerar um novo projeto são:

  1. Quanto vai custar?
  2. Quanto tempo vai demorar?

Quanto vai custar?

Não há uma resposta curta sobre o custo. Como acontece com qualquer produto ou serviço, diferentes fornecedores oferecem diferentes conjuntos de recursos que afetam os requisitos de experiência de desenvolvimento, que por sua vez afetam todo o orçamento do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC).

OutSystems low-code, a plataforma de desenvolvimento rápido de aplicações tem visto uma economia de ROI de até 442% graças a uma redução na experiência interna e ao tempo de colocação no mercado graças a testes e implantação automatizados.

Quanto tempo vai demorar?

Os tempos de desenvolvimento variam de acordo com o tipo e a complexidade do projeto, a experiência dos desenvolvedores da plataforma e a prontidão de TI da organização para lidar com a carga de dados adicionais em seus sistemas.

Low-code plataformas de desenvolvimento reduzem significativamente os cronogramas de programação - essa é uma das chaves para seu aumento em popularidade. O que inicialmente pode ter levado vários meses para definir o escopo, projetar, codificar, testar e implantar, pode ser feito muito mais rápido graças à simplicidade e reutilização do desenvolvimento visual. Assumindo que a plataforma também lida com processos de implantação, como rastreamento de versão, verificação de dependência e análise de impacto em tempo real, os prazos podem ser reduzidos ainda mais.

Tudo isso reduz o custo e a complexidade, o que significa um tempo de colocação no mercado mais rápido para sua organização. Esteja você simplesmente fornecendo integração com aplicações de terceiros para seus próprios sistemas, criando aplicações da web ou móveis, ou reformulando todo o seu núcleo, OutSystems low-code plataforma de desenvolvimento é criada para ajudá-lo a construir aplicações melhores com mais rapidez.

*Artigo co-escrito por Blue Screen e OutSystems.

A sua marca Blue Screen e OutSystems?

As necessidades de cada organização são diferentes. O que você escolher dependerá de uma análise do que você está tentando realizar com seus esforços de transformação digital.

OutSystem é o nº 1 low-code, plataforma de desenvolvimento rápido de aplicações no mercado e foi apenas nomeado líder na plataforma de aplicações de alta produtividade da Gartner como um quadrante mágico de serviço–Pelo segundo ano consecutivo!

Blue Screen é integradora de sistemas e parceira de desenvolvimento de software da OutSystems. Entre nós, temos mais de 20 anos no low-code espaço de desenvolvimento e integração.

OFERTE Blue Screen uma chamada ou entre em contato conosco on-linee deixe-nos trabalhar com sua equipa para avaliar se low-code é certo para você e seus clientes.