Precisa cortar custos? É hora de mudar sua abordagem de desenvolvimento de software.

Precisa cortar custos? É hora de mudar sua abordagem de desenvolvimento de software.

Você está pensando em reduzir custos? Você está procurando maneiras de “expandir” seu orçamento, embora haja menos dinheiro nele? Nesse caso, na maioria das vezes, a primeira ideia que vem na cabeça é “vamos fazer isso nós mesmos”! Será este o melhor caminho a seguir? Talvez não e, na verdade, esta é a primeira pergunta que você deve fazer a si e à sua equipa.

É um fato: os orçamentos estão cada vez menores e, com eles, as equipas de desenvolvimento dentro das organizações. É hora de cortar custos e fazer as contas da maneira correta: hoje em dia as empresas não têm margem para errar, para trabalhar em um projeto onde vão perder dinheiro, bem como tempo precioso da força de trabalho e, principalmente, perder alguns clientes (bastante importantes).

Por outro lado, não há como imaginar uma empresa trabalhando sem software. Essa não é mais uma equação válida, pois a tecnologia - em todas as suas formas - está dominando o trabalho do dia-a-dia. É por isso que a necessidade de desenvolvimento e manutenção de software está se tornando cada vez mais importante. E, nesta área em particular, o fato é que os custos não ficam no nível do solo; eles sobem e disparam até que possam suplantar o lucro geral da empresa. E esse é um cenário que as empresas não querem enfrentar.

Um dos problemas relacionados a essa realidade anterior é que os prazos dos projetos de desenvolvimento de software costumam falhar, às vezes semanas, eventualmente meses. Outro é que o resultado final nem sempre atende às expectativas, seja em funcionalidade ou qualidade. Isso não é algo que as organizações desejam porque significa, no final, mais mal do que bem para as empresas.

Então, como podemos contornar esse problema? Como reduzir os custos de desenvolvimento de software sem sacrificar a qualidade de um produto?

Deixamos vocês com algumas idéias a seguir!

Você (realmente) sabe do que precisa?

A hora é agora e você realmente tem que começar a desenvolver seu processo e cuidar de seu software. Mas, antes de iniciar todo o desenvolvimento, é importante tirar alguns minutos de folga e fazer algo como uma análise de requisitos. Sobre o que estamos conversando? Nada mais do que um simples plano de negócios, onde você deve colocar todos os objetivos do software para o projeto e os objetivos que sua equipa terá que alcançar para ter sucesso e evitar atrasos.

Podemos olhar para isso como uma extensa lista de verificação, onde você tem tudo do início ao fim do processo e, é claro, onde também considera o que pode dar errado (assim você será capaz de evitá-lo) e quais são as principais coisas você realmente não deseja incluir no processo.

  • O que eu quero?
  • Quais são as principais integrações tecnológicas que devo assegurar?
  • Este é um projeto interno ou estará disponível também para meus clientes?

Estas são algumas das perguntas mais importantes a se fazer a você e à equipa.

Ao final do dia, você terá um roadmap, o mais preciso possível, que a equipa e o cliente poderão aceder a em qualquer ponto do projeto.

Agile é (com certeza) uma opção

É um passo inteligente a dar! Não só porque é bom para (reduzir) custos, mas também porque é uma forma melhor de trabalhar, levando desenvolvedor e cliente aos mesmos pontos e atingindo os mesmos objetivos. Estamos falando de Desenvolvimento Ágil de Software, que se refere a um grupo de metodologias de desenvolvimento de software baseadas no desenvolvimento iterativo, onde requisitos e soluções evoluem por meio da colaboração entre equipas multifuncionais e auto-organizadas.

Ao utilizar os chamados processos Agile, as empresas geralmente estão promovendo um processo de gerenciamento de projetos disciplinado, feito de inspeções e adaptações frequentes, uma filosofia de liderança que incentiva o trabalho em equipa, a auto-organização e a responsabilidade, entre outros objetivos importantes.

Trata-se de uma metodologia utilizada tanto para o desenvolvimento empresarial quanto de aplicações móveis, com muito mais sucesso e em menos tempo do que precisaríamos, trabalhando em uma metodologia tradicional.

A explicação é fácil: existe uma cooperação efetiva das partes interessadas em todas as etapas do desenvolvimento do software e a cada etapa de conclusão os desenvolvedores mostram o produto ao cliente; isso significa que pode ser melhorado com base no feedback do cliente. Ao final do projeto, ambas as partes possuem exatamente o produto que procuravam. Risco reduzido, sucesso ampliado, Agile no seu melhor!

Quando você vai terceirizar

Terceirizar um projeto de desenvolvimento de software é uma das maneiras mais fáceis de reduzir drasticamente as despesas. Na verdade, a terceirização ajudará os gerentes a conduzir um negócio de baixo custo, diminuindo a folha de pagamento. Ao mesmo tempo, ajudará a própria empresa a dar uma tarefa orientada mais específica aos funcionários.

Portanto, se você está procurando alguns dos principais motivos para terceirizar um projeto, pode começar com economias de custo em termos de contratação de funcionários em tempo integral, incluindo benefícios, salários e despesas gerais.

Além disso, é fato que a terceirização também ajudará as empresas a ampliar seu portfólio de mão de obra, não se limitando à equipa interna de TI.

O parceiro externo tem muito a seu lado, pois é com certeza um parceiro dedicado, trabalhando em tempo integral no projeto e de acordo com alguns acordos de nível de serviço restritos e prazos bem definidos. Trabalhando com as equipas mais experientes na área Agile, parceiros como Blue Screen estão 100% dedicados ao projeto. Com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento e trabalhando com Agile desde 2013, Blue Screen é a escolha certa para qualquer empresa e qualquer projeto.

É um embrulho

- Com o desenvolvimento ágil, você pode delinear alguns dos problemas e dificuldades internos mais importantes, relativos ao desenvolvimento de software; isso acontece principalmente porque você está colocando o trabalho nas mãos de um parceiro externo muito mais adequado para trabalhar nele.

- Os prazos são importantes para você? Nesse caso, a terceirização é a resposta. Ao trabalhar com um parceiro externo, você garante que os projetos sejam concluídos no prazo e que o tempo de colocação no mercado do produto seja cumprido.

- Blue Screen é a escolha certa e o melhor parceiro para trabalhar com os clientes, auxiliando-os em seus projetos de desenvolvimento de software e realizando todos os sonhos.