Desenvolvimento móvel para empresas: os prós e contras dos aplicações móveis nativos

Desenvolvimento móvel para empresas: os prós e contras dos aplicações móveis nativos

Você sabia disso no ano passado? 1,52 bilhões de smartphones foram vendidos em todo o mundo em comparação com apenas 261.24 milhões PCs? É uma lacuna impressionante que mostra o quanto o mundo se tornou móvel e explica por que as linhas entre o uso pessoal e profissional estão se confundindo. Se você puder usar seu telefone como uma carteira, pagando por mercadorias acenando a tela na frente de um pequeno dispositivo na caixa registradora, você espera poder usar o mesmo tipo de ferramentas avançadas no trabalho. Um representante da equipa de vendas não deveria ter que sentar na frente do computador para puxar a história de um cliente antigo. Um técnico de campo não deve carregar um laptop para aceder a dados confidenciais com segurança.


Os funcionários precisam de melhores ferramentas internas, acesso em tempo real aos dados de negócios, economizando tempo e aborrecimento. O desenvolvimento móvel para negócios tornou-se crítico.


Construir um aplicativo móvel corporativo é fundamental para todas as empresas que desejam competir em um ambiente cada vez mais móvel. Essas ferramentas não apenas fornecem aos funcionários acesso em tempo real aos dados de negócios, economizando tempo e aborrecimento, mas também conectam os pontos entre os sistemas anteriormente isolados. Se uma empresa deseja se manter competitiva e se tornar mais eficiente, os trabalhadores precisam de melhores ferramentas internas. E é por isso que o desenvolvimento móvel para negócios se tornou crítico.

Ao olhar para o processo de desenvolvimento de aplicações, as empresas se deparam com várias opções. Os aplicações nativos são o tipo mais comum e são construídos separadamente de acordo com a plataforma - iOS ou Android. Por outro lado, os aplicações da web emulam a aparência de um aplicativo nativo, mas são 100% baseados na web e não exigem download. Também existe a opção de um aplicativo híbrido, que é essencialmente uma combinação dos dois anteriores.

Embora cada solução tenha apoiadores, é fácil entender por que os aplicações móveis nativos são a proposta mais forte para o processo de desenvolvimento de aplicações móveis corporativos. Aqui está o porquê.

Os prós 

Quando o Facebook se tornou móvel, ele se concentrou em um site projetado para telas de smartphones e navegadores da web. Isso, Mark Zuckerberg reconheceu mais tarde, foi um erro. Foi apenas quando eles investiram em um aplicativo nativo dedicado que o império móvel do Facebook decolou.


Os aplicações móveis nativos funcionam melhor e fornecem uma experiência superior ao usuário, o que é fundamental para garantir que os funcionários aproveitem ao máximo a nova ferramenta.


Isso diz algo sobre as vantagens dos aplicações nativos: eles funcionam mais rápido do que os alternativos, funcionam off-line, aproveitam ao máximo os recursos do dispositivo - por exemplo, a câmera alimentada por IA - e são significativamente mais seguros do que aplicações da web ou híbridos . Este é provavelmente um dos argumentos mais convincentes a favor de se tornar um nativo para as empresas: o objetivo é simplificar e melhorar as operações, não adicionar outro fator de estresse.

Os aplicações móveis nativos funcionam melhor e fornecem uma experiência superior ao usuário, o que é fundamental para garantir que os funcionários aproveitem ao máximo a nova ferramenta.

O software genérico pode trazer uma vantagem competitiva para a sua empresa?

aplicações móveis nativos | desenvolvimento de aplicações empresariais | desenvolvimento de aplicações | desenvolvimento de aplicações móveis | Desenvolvimento de aplicações mobile

Por outro lado, um aplicativo nativo é customizado para o tipo de necessidades de uma empresa específica, em vez de forçar seus funcionários a se adaptarem a um aplicativo de negócios genérico. O processo de desenvolvimento é rápido e requer mínima intervenção das equipas internas, liberando-as para focar em outras tarefas. Uma vez instalado e funcionando, ele oferece a melhor experiência móvel possível.

Quais são as desvantagens? 

Como acontece com todo tipo de solução e tecnologia, existem alguns contras a serem considerados em aplicações móveis nativos. Logo de cara, é mais caro se tornar nativo do que optar por um aplicativo web mais barato ou um aplicativo híbrido, porque requer desenvolvedores experientes e a linguagem de programação é complexa.

>> Confira nosso estudo de caso com a parceria OutSystems

Deve haver um aplicativo separado para iOS e para Android e eles devem ser aprovados pelas respectivas lojas de aplicações, o que não permite o lançamento imediato. Na mesma linha, os desenvolvedores devem seguir as regras da plataforma e, em seguida, emitir atualizações. O aplicativo nativo também deve ser baixado pelo usuário, em vez de ser acessado por meio de um navegador da web.

O veredicto 

Dependendo do objetivo do negócio, na maioria dos casos, os aplicações nativos fornecem a melhor solução. Em suma, seu desempenho é superior. Com a estratégia certa, os aplicações nativos aumentarão a produtividade e, ao mesmo tempo, simplificarão os processos e facilitarão a gestão das operações do dia-a-dia.

Entre em contacto e veja o que podemos fazer pelo seu negócio!