Aprenda as diferenças entre low-code e desenvolvimento tradicional

Aprenda as diferenças entre low-code e desenvolvimento tradicional

Transformação digital utilização low-code plataformas de desenvolvimento é um fato! Não apenas uma tendência rápida; não é uma forma inútil de aplicar tecnologia; não apenas uma “coisa legal” de se fazer em uma organização! É um fato e, portanto, é por isso que chegou a hora de CEO, CIO, CTO (e alguns outros níveis-C) realmente pensar sobre isso e, acima de tudo, agir.

O mercado está rodeado pelas chamadas empresas “nascidas digitais”, aquelas que cresceram com o estado atual de computação e comunicação ubíquas, caracterizadas por tecnologias como smartphones, mídias sociais e redes wi-fi quase contínuas. Estão preparados e aptos a tirar o máximo proveito das vantagens competitivas tecnológicas.

Estamos desenvolvendo um mundo onde qualquer ideia de negócio pode ser automatizada em minutos. Este é o benefício mais atraente que low-code o desenvolvimento revela para as empresas.

Eles são administrados por nativos digitais, geralmente considerados como incluindo a geração Millennial (às vezes chamada de "Geração Y"), que atingiu a maioridade por volta da virada dos 21 anos.st século, e a geração seguinte, a chamada “Geração Z”.

Para as organizações nascidas “há muito tempo”, agora é o momento de pegar o trem digital. É hora de adaptar seus modelos de negócios aos novos concorrentes e ao novo ritmo do mercado para não perder competitividade.

Com o low-code platforms, as organizações podem fornecer rapidamente novos aplicações e funcionalidades para acompanhar ou interromper seus mercados. Essa é uma das razões pelas quais é um facilitador chave para a transformação digital.

Embora as empresas de hoje estejam cientes da necessidade de transformação digital, a verdade é que, segundo IDC, em Portugal, 27% das médias e grandes empresas ainda se encontram no nível 1 (numa escala de 1 a 5) no modelo de Maturidade para a transformação digital (números até 2016). Isso se compara a 20% na Europa Ocidental e 13% nos EUA.

Mas a tecnologia tem, neste caso, um papel importante no caminho para apoiar a transformação digital. Segundo o Gartner, 2.2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias e a previsão é que até 2020 haverá um total de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo.

Essa nova capacidade de lidar e entender os dados deve ser vista pelas organizações como a base e a força motriz da transformação digital, pois os modelos de negócios são definidos por conceitos que implicam em eficiência e benefício para as empresas. As organizações devem começar a entender qual é a maneira mais confortável para elas: desenvolver soluções de transformação digital usando o desenvolvimento tradicional ou o low-code modo.

Mas, o que queremos dizer com low-code versus programação tradicional? Dê uma olhada em nossas ideias!

código baixo | low-code | baixo desenvolvimento de código | plataformas de baixo código | low-code plataformas de desenvolvimento | low-code outsystems | plataformas sem código

As primeiras coisas primeiro:

O que é a low-code? 

O baixo código é uma maneira de projetar e desenvolver software rapidamente e com o mínimo de codificação manual. Ele permite que pessoas qualificadas forneçam valor com mais rapidez e confiabilidade. Os desenvolvedores pulam toda a infraestrutura e reimplementação de padrões que podem significar problemas e vão direto para os 10% exclusivos de um aplicativo.

Fato interessante: Embora não tenha recebido um nome específico até 9 de junho de 2014 - pelo analista do setor, Forrester Research -, o low-code mercado de plataforma de desenvolvimento pode ser rastreado até 2011.

De acordo com o IDC FutureScapes, uma das dez tendências globais do mercado é que, em 2021, por conta de novos low-code e ferramentas sem código, mais de 10% dos aplicações corporativos e 25% dos novos recursos de aplicações não serão desenvolvidos por programadores.

1. A diferença é a chave 

Com certeza, existem algumas diferenças importantes entre o desenvolvimento "tradicional" e low-code (ou, deveríamos dizer, bloquear a programação da codificação VS).

Low-code promete a capacidade de atender rapidamente a demanda do cliente sem um enorme exército de (muito) caro pessoal de TI. Na verdade, low-code ferramentas podem ser utilizadas por qualquer pessoa, os chamados “programadores cidadãos”, sem problemas; mas seria melhor deixá-los ao seu parceiro desenvolvedor preferido, aquele que tem a experiência e o conhecimento para trabalhar low-code de uma forma útil!

Em 2020 os produtos de baixo código continuarão em ascensão na adoção empresarial.

Embora a maioria dos usuários de baixo código sejam desenvolvedores de TI profissionais (69 por cento), 44 por cento são usuários de negócios em colaboração com a TI - em outras palavras, desenvolvedores cidadãos.
Sistemas externos, provedor do número um low-code plataforma de desenvolvimento de aplicações fala sobre a necessidade de soluções que combinam facilidade de uso e governança.

Por outro lado, low-code as plataformas de desenvolvimento (LCDPs) permitem a criação de software aplicativo por meio de interfaces gráficas de usuário e configuração, em vez da programação de computador procedimental tradicional.

Os LCDPs podem produzir aplicações totalmente operacionais ou exigir apenas uma codificação mínima para estender a funcionalidade do aplicativo ou para outras situações estranhas.

Na programação tradicional, o código executado em uma determinada execução de um programa depende apenas das entradas para ele, começando com a primeira linha do código e seguindo um caminho através do programa, chamando sub-rotinas conforme necessário.

Esse tipo de programação permite que um programador especifique precisamente em quais dados um computador atuará, como esses dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas em várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

2. Não se trata apenas de dinheiro

Quando alguém investe em um novo projeto, a primeira coisa que vem à mente é dinheiro; o orçamento é sempre limitado e, na maioria das vezes, os CTOs precisam fazer suas contas para chegar exatamente onde desejam.

Embora possa ser mais caro trabalhar em OutSystems low-code platform, o fato é que, no final das contas, o equilíbrio é positivo apenas por causa da quantidade de diferentes experiências e habilidades que se deve ter para garantir um desenvolvimento “tradicional” bem-sucedido. Vai aumentar os custos só porque as organizações terão que adicionar ao projeto coisas como treinamento, salários de técnicos altamente especializados, infraestruturas e equipamentos necessários para apoiar uma equipa maior.

Na verdade, de acordo com “A Onda Forrester™: Low-Code Plataformas de desenvolvimento para profissionais de AD&D, primeiro trimestre de 1 ″ OutSystems foi reconhecida como líder em Low-Code Platforms Relatório da indústria. Isso marcou o nono reconhecimento como um líder para OutSystems de empresas independentes de análise da indústria e a quarta em menos de um ano.

Antes de decidir, certifique-se de olhar para:

  • Funcionalidade que cobre a mais ampla gama de casos de uso
  • Classificação global de clientes - produto, serviço e suporte em sites de avaliação de clientes
  • Entrega de roteiro - para sistemas centrais móveis, nativos da nuvem, segurança, escala e grandes

Além disso, não se esqueça de verificar o Quadrante Mágico de Gartner para empresas Low-Code Plataformas de aplicações, 2019.

3. Acompanhe o ritmo da mudança digital (tempo, uma parte importante da equação):

No mundo digital de alta velocidade e volátil de hoje, low-code é a resposta para o desenvolvimento bem-sucedido, pois remove a complexidade dos projetos; mais uma vez, a complexidade reduzida significa tempos de trabalho mais rápidos e um tempo de colocação no mercado perfeito.

Com estas low-code benefícios, as organizações estão mais bem equipadas para se adaptar e responder rapidamente às condições de negócios em constante mudança dos dias de hoje. E, como gerente de negócios, todos sabemos como isso é crucial. O tempo passa diante de nossos olhos enquanto tudo muda na velocidade da luz.

A verdade é que as empresas hoje precisam de software multifuncional simplificado.

>>> Verifique o caso de uso Blue Screen IT Solutions e OutSystems: - Criação de aplicações de negócios de alto impacto

4. Traga mudanças para o seu projeto ... rapidamente!

Low-code o desenvolvimento torna coisas como mudar e adaptar-se a novos requisitos um trabalho muito fácil. Sem a necessidade de entrar em codificação complexa, o fato é que low-code o desenvolvimento simplifica mudanças instantâneas e rápidas quando necessário, quer estejamos falando de software ou aplicações.

O conceito de plataforma de desenvolvimento de baixo código / sem código (Plataforma LCNC):

Uma plataforma de desenvolvimento sem código (LCNC) é um ambiente de desenvolvimento integrado visual (IDE) que permite aos desenvolvedores cidadãos arrastar e soltar componentes de aplicações, conectá-los e criar um aplicativo móvel ou da web.

Em um mundo onde tempo é dinheiro (ou, digamos, clientes), a solução final deve ser a resposta certa para todos os problemas. Só porque, se não funcionar corretamente, os clientes irão rapidamente procurar um aplicativo melhor no (muito lotado) mercado de concorrentes.

Low-code é de alta velocidade. Quanto mais tempo as organizações levarem para fazer as coisas, mais clientes podem estar perdendo! Veja o exemplo de um sistema de gestão legal, alavancado pelo uso de uma plataforma de desenvolvimento ágil (entrega rápida de aplicações), que suporta processos de Transformação Digital e pode ser facilmente adaptado às necessidades específicas do negócio.

CIOs e executivos de TI devem saber que modelos sem código e desenvolvimento cidadão estão na 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2020. Além disso, O Gartner prevê que, em 2022, os desenvolvedores cidadãos estarão construindo mais de um terço dos aplicações da web e móveis voltados para funcionários entregues em organizações com iniciativas de desenvolvimento cidadão maduras.

Na era da transformação digital, as organizações devem ter a capacidade de rapidamente adaptar-se a um novo modelo de negócios. Ignorar essa realidade é colocar (conscientemente) a competitividade de lado e deixar os negócios morrerem, aos poucos, no dia a dia.

A opção aqui é escolher low-code como ferramenta de desenvolvimento, permitindo à sua empresa um rápido retorno do investimento. Menor tempo necessário significa maior ROI para cada um dos projetos apoiados por low-code. Dito isso, o desenvolvimento tradicional pode e deve ser usado para trabalhar em detalhes específicos.

A escolha das empresas dependerá sempre de uma análise das reais necessidades que possuem; trata-se de um estudo que deve ser feito pela própria organização com a preciosa ajuda de um parceiro desenvolvedor.

Blue Screen IT Solutions é um integrador de sistemas e parceiro de desenvolvimento de software da OutSystems. A empresa trabalha com equipas especializadas para atender os clientes e garantir que eles tenham uma excelente experiência com low-code desenvolvimento e pode ajude seu negócio.

plataformas de desenvolvimento de baixo código Gartner.

[Atualização de 2020] Este texto foi atualizado pela última vez em março de 2020.