Como alinhar projetos de transformação digital com a estratégia de negócios.

Como alinhar projetos de transformação digital com a estratégia de negócios.

Com tantas organizações já entrando no trem da transformação digital, o fato é que existe um grande risco de que apenas algumas delas entendam e realizem os benefícios mais importantes que esta era promete ... a menos que sejam capazes de assumir um melhor alinhamento entre os objetivos e estratégia de negócios.

Estamos vivendo um momento em que a transformação digital está gerando mudanças significativas em todos os setores da indústria; por isso é realmente crítico que as organizações sejam capazes de alinhar as atividades funcionais e multifuncionais do projeto aos seus objetivos estratégicos.

Ninguém mais duvida que “a transformação digital é mais do que apenas a última ideia sofisticada”, Pois as organizações estão percebendo que“ elas precisarão abraçar projetos (e processos) de transformação digital se quiserem sobreviver à 4ª Revolução Industrial ”. O fato é que tecnologias como IoT, big data, mídia social, dispositivos móveis e automação já estão mudando a forma como as coisas são feitas e arrastando negócios com elas.

A transformação digital envolve gerentes e líderes de negócios assumindo o comando, mas também envolve departamentos de TI assumindo um papel novo e maior quando se trata de decisões estratégicas sobre a empresa em que atuam. Requer uma mudança na forma como as empresas trabalham, dos processos contábeis para relatórios de rotina. Somente aqueles que terão a capacidade de se adaptar serão capazes de enfrentar esta tempestade perfeita em direção ao futuro.

As linhas estão ficando mais finas

Na economia digital, as linhas entre tecnologia, desenvolvimento de novos produtos, aplicações, entrega de serviços e gerenciamento estão se tornando mais tênues, com tendência a desaparecer; por isso, os negócios devem desenvolver uma visão integrada da empresa e de tudo o que a rodeia. Com isso, o trabalho ficará mais fácil sempre que o negócio precisar apoiar o planejamento estratégico e a priorização de investimentos.

Tradicionalmente, a função de TI em uma organização era de suporte ou administrativa, nada estratégica! Mas os tempos estão mudando e somente quando a TI entende o negócio, pode atender melhor às suas necessidades. Aqui você tem algumas ideias sobre o que pode ser feito para garantir que negócios e TI estejam todos no mesmo barco:

1. Engajamento é a palavra-chave

Não devem ser construídas mais paredes; mais nenhuma porta pode ser fechada; você tem que entender a estratégia de negócios na era digital tem um grande, enorme espaço aberto onde todos trabalham pelos mesmos objetivos, nas mesmas linhas e buscando os mesmos resultados.

Para alinhar o projeto de TI à estratégia de negócios, os líderes de ambas as partes devem estar envolvidos desde o início: definindo uma etapa do planejamento estratégico. Portanto, se a estratégia deve ser entregue por meio de iniciativas de TI, os líderes do projeto devem estar presentes quando esses planos estiverem alinhados. De modo geral, o engajamento precoce do talento de TI leva a uma evolução natural em que os negócios e a estratégia de TI crescem lado a lado, moldando-se mutuamente.

2. Alinhado, mas não siamês

Sim, negócios e TI estão alinhados, o mais alinhados que podem estar, mas, por favor, certifique-se também de que um não duplique o outro. O que queremos dizer com isso é que cada área deve ter suas próprias ideias, apresentá-las e trabalhá-las, sempre considerando suas necessidades e as necessidades da outra parte também. Se um for colorido e brilhante, o outro pode ser preto e branco; o verdadeiro toque mágico reside no fato de que os administradores podem colocá-los trabalhando juntos para conquistar os mesmos objetivos.

3. Governança e flexibilidade

Uma boa governança de projetos de TI pode ser a chave para um trabalho de sucesso e um negócio magnífico. Portanto, assim que as duas áreas começarem a tomar caminhos diferentes, é hora de o administrador intervir e se ajustar de acordo.

O mesmo com flexibilidade: alinhamento de negócios precisa ser flexível. Se você criar uma estratégia hoje, as mesmas ideias podem ter que ser bem diferentes em seis meses ou em um ano a partir de agora. Leve isso em consideração ao criar uma estratégia de transformação digital e de negócios.

4. Como alcançar o alinhamento de TI e estratégia de negócios?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares ... mas a resposta pode não ser tão difícil de encontrar. Existem maneiras novas e ágeis de entregar projetos. Quando houver necessidade de diminuir o tempo de colocação no mercado de novos projetos sem negligenciar a segurança ou a escalabilidade desses mesmos novos projetos, a resposta pode ser o Desenvolvimento Ágil!

Ao adotar práticas e valores Agile, as empresas podem melhorar a agilidade dos profissionais de software, equipas de TI e organizações.

O fato é que a maioria dos métodos de desenvolvimento Agile divide o trabalho de desenvolvimento de produto em pequenas partes, minimizando a quantidade de planejamento e design iniciais. As iterações são intervalos de tempo curtos que duram de uma a quatro semanas, envolvendo o trabalho de equipa multifuncional, minimizando o risco geral e permitindo que os produtos se adaptem às mudanças rapidamente.

No final…

… Isso pode parecer tão óbvio, mas um dos motivos mais comuns para as falhas de projetos de TI é a falta de alinhamento com o business case. Porque? Desde tempos imemoriais que o papel da TI em uma organização era de suporte! Essa ideia precisa mudar para que as empresas possam integrar a tecnologia à economia moderna, pois a TI também é uma forma importante de atingir as metas de negócios.

No entanto, nos últimos anos, tem havido um tipo de desconexão na forma como a equipa de tecnologia e a administração veem seu trabalho em relação à estratégia geral da empresa: de acordo com a empresa de pesquisa Axelos, “embora cerca de 70% dos profissionais de gestão de serviços de tecnologia da informação relatem tendo uma compreensão clara da estratégia da empresa, apenas 41% acreditam que o trabalho que realizam está alinhado com essa estratégia. ”

Portanto, o primeiro, e talvez um dos objetivos mais importantes de qualquer CIO ao buscar criar um melhor alinhamento entre a estratégia corporativa e as iniciativas de TI, deve ser assumir o papel de “educador-chefe de tecnologia” para o nível executivo.

Garantir que haja esforços importantes para planos educacionais no topo da empresa, capacitando funcionários em todos os níveis e medindo os resultados ajudará as organizações a saber se estão indo no caminho certo

À medida que a transformação digital moderna se acelera no século 21, o acréscimo de novas tecnologias e prioridades continuará a mudar o papel da TI na empresa. Os gerentes devem estar alertas a essas mudanças e prontos para assumi-las e implementá-las em sua organização.

Antes de encerrar, deixe-nos deixá-lo com uma ideia que pode fazer toda a diferença: a “replatformização” dos principais sistemas usando métodos tradicionais requer muito planejamento, centenas, até milhares de horas de programação e testes e, no final, o os resultados podem não ser exatamente os que as organizações buscavam; por outro lado, um low-code, a solução de desenvolvimento rápido de aplicações pode simplificar significativamente o processo de “reformulação” dos sistemas centrais e tornar os projetos menores um grande sucesso.

Como fazer a transformação digital acontecer antes que seja tarde demais? Blue Screen pode ajudar neste processo. Se você está procurando um parceiro, fique à vontade para Contacte-nos.