Design thinking com métodos ágeis - como um pensamento centrado no usuário está fazendo toda a diferença

Design thinking com métodos ágeis - como um pensamento centrado no usuário está fazendo toda a diferença

Com o advento das chamadas “tecnologias digitais sofisticadas”, a forma tradicional como as pessoas se comunicam, colaboram e fazem negócios mudou muito. Enquanto algumas organizações já embarcaram na transformação, outras estão lutando para decolar e levar as mudanças na economia digital e nesta nova forma de lidar com seus clientes.

Mesmo que 87% das empresas acreditem que o digital vai atrapalhar sua indústria, apenas 44% estão prontas para uma interrupção projetada devido às tendências digitais, de acordo com um importante relatório da Deloitte.

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Nesse cenário, há uma área vital a ser considerada que é o pensamento de design de UI / UX. Na verdade, nos últimos anos, tem havido um grande número de designers de IU tradicionais (designers de interface de usuário) que estão buscando funções de designer de UX (experiência do usuário). E, com o spot se transformando em transformação digital, o fato é que UX é a resposta certa para fornecer a única experiência digital que todos procuram.

UI versus UX ...

Do que estamos falando quando apontamos a IU?

Interface do usuário é o trabalho de design feito em interfaces, referindo-se ao design visual com o qual interagimos em aplicações, sites e sistemas como caixas eletrônicos e softwares de CRM; ele vem como parte do estudo do comportamento do usuário que chamamos de UX.

O que é UX?

Queremos dizer Experiência do Usuário ou o mesmo é entender o comportamento dos usuários, visando melhorar a experiência com qualquer tipo de produto, digital ou não. UX também significa termos de negócios, porque ajuda a analisar se os objetivos estão sendo cumpridos e o que deve ser feito nesse caso.

Em termos mais práticos, é justo dizer que o trabalho feito na UI se refere ao design, usando os wireframes propostos pelo Arquiteto de Informação e os fluxos de interação criados pelo Designer de Interação. A partir daí, projetamos o design visual e montamos protótipos navegáveis ​​que servirão de material para teste do usuário. Finalmente, também é importante projetar alguns “Guias de Estilo” para orientar os engenheiros de software para que eles programem o produto final que os clientes usarão.


Adicionar um designer de UX / UI à estrutura da equipa garante que as necessidades do cliente sejam consideradas e que o resultado supere suas expectativas.


Por outro lado, o trabalho de UX pode ter várias abordagens, e assim podemos estar mais focados em métricas ou mais orientados ao contexto; mas entre as entregas mais comuns estão entrevistas com as partes interessadas, para entender os objetivos da empresa; conversa com os usuários para entender suas necessidades ou análise heurística.

Os designers de UX também podem criar algumas personas, ajudando-os a entender para quem estão construindo o produto e a formular a jornada do consumidor, mostrando onde e em quais pontos de contato eles podem ser bons na implementação de estratégias de marketing. Mas esse trabalho não pode ser feito por ninguém.

Ser especializado é fundamental

De acordo com "Manual da Digital Transformation Foundation", afirma-se que, na área de UX / UI Designer, “compreender a jornada do cliente e desenvolver uma experiência otimizada requer habilidades especializadas”. É por isso que adicionar um designer de UX / UI à estrutura da equipa garante que as necessidades do cliente sejam consideradas e que o resultado supere suas expectativas.

Na verdade, o designer de UX / UI fornece um protótipo clicável que demonstra visualmente a aparência da experiência do usuário, aumentando assim a compreensão do valor do aplicativo. Mais importante ainda, essa função mapeia a jornada do cliente, por isso é que bons designers de UX / UI têm mentes analíticas e são pensadores pragmáticos.

Se uma empresa está procurando esse tipo de profissional, ela deve ter em mente designers com experiência em UI e UX. Além disso, pode ser uma boa ideia procurar também candidatos com formação em psicologia ou jornalismo. Porque? Porque tendem a ser investigadores que fazem perguntas. E “fazer perguntas” é uma etapa crítica para melhorar a jornada do cliente.

Na verdade, um bom designer de UX começará fazendo um monte de perguntas, para detalhar os diferentes ângulos do problema antes do desenvolvimento do produto e isso é a chave para o sucesso de todo projeto.

Desenvolvimento de software personalizado

Habilidades UX que todos devem adotar

Habilidades essenciais que todo bom designer de UX deve adotar para ser um profissional de sucesso:

1. Compreenda a usabilidade

Esse conhecimento é indispensável para qualquer bom designer de UX, então vá em frente e leia muito sobre usabilidade. Existe um grande grupo de componentes, diretrizes e leis destinadas a ajudar a criar uma boa usabilidade e é uma questão de procurá-la.

2. Empatia pelos usuários

Lembre-se de que a sua não é a única perspectiva a ser considerada; olhe ao redor e garanta a capacidade de instanciar a perspectiva de outra pessoa. Para ajudá-lo a fazer isso, crie personas e planeje hipóteses de comportamento para que possa testá-las.

3. Treinar pesquisas e testes de usuários

Faça uma, duas, três, quatro vezes ... ou quantas forem necessárias para se tornar eficiente; aprender a conduzir pesquisas de usuários e praticar muito. A partir daí, você pode e deve usar a pesquisa para apoiar suas decisões de design e testar suas soluções.

4. O pensamento analítico e crítico é obrigatório

Sempre há uma explicação para as coisas que os usuários fazem; eles não agem “porque”. Portanto, é importante para um designer de UX adotar uma perspectiva analítica e crítica das coisas e pensar sobre as variáveis ​​nos ambientes do cliente que podem afetar um resultado.

Analise as informações para descobrir o contexto e as restrições subjacentes e, acima de tudo, sinta-se confortável com a complexidade para encontrar maneiras de simplificá-la.

5. Domine o conhecimento do seu negócio

Você deve mergulhar no negócio, estudar seus objetivos, seus clientes-alvo, suas ferramentas e mídia. Além disso, aprenda sobre padrões da web se estiver construindo um site ou sobre jargões se estivermos falando sobre o setor de seguros.


Design Thinking e Agile: uma ótima combinação para inovação eficaz


Ser Agile é mais do que uma tendência

Embora ninguém duvide que o design thinking e a metodologia Ágil são dois conceitos distintos, o fato é que se complementam e trabalham para fortalecer o processo de inovação dentro das organizações. Metodologia ágil concentra-se na execução do projeto, por isso o planejamento geralmente é feito em pepitas. Por outro lado, o design thinking foca a criatividade e a inovação, sendo uma abordagem centrada nas pessoas que estuda quais são as necessidades do utilizador e trabalha nas soluções mais criativas para as satisfazer.

IDC diz que 30 a 35% dos projetos de TI falham! Para evitar esses números, a maioria das organizações se volta para as metodologias Agile, uma vez que melhora as taxas de sucesso em quase o dobro, pois garante melhor colaboração e comunicação. Ainda assim, o Agile fornece apenas uma maneira de resolver problemas, mas descobrir qual é o problema certo a ser resolvido é uma tarefa para o design thinking.

Combinar os dois requer uma mudança de cultura e uma nova maneira de pensar e fazer as coisas. Nesta área Soluções OutSystems pode ajudar muito; de wireframes simples a protótipos completos interativos, envolventes e coloridos, uma variedade de ferramentas UX podem ser integradas no ecossistema OutSystems para testar conceitos durante o design de sofisticadas experiências de usuário.

No final do dia, você está apenas melhorando o trabalho, desenvolvimento de software e ter melhores modelos.

Ajustando para experiências digitais com OutSystems

Aplicação móvel Iniciação - Depois que os requisitos funcionais e não funcionais iniciais, os recursos de alto nível e os dispositivos de destino são capturados, é hora de definir as histórias do usuário e construir um backlog.
Responsável: Proprietário do produto
Consultada: Usuário comercial ou usuários

Maquetes - baixa e alta fidelidade - Durante a fase de definição do MVP, as ideias devem ser apresentadas primeiro com maquetes de baixa fidelidade. Algumas das maquetes devem ser colocadas em alta fidelidade para que as partes interessadas do projeto possam estar alinhadas com a visão do aplicativo.
Responsável: UX / UI Designer atuando como designer de jornada do cliente
Consultada: Usuário comercial ou usuários

Jornada do cliente - Durante a fase de definição do MVP, é necessário definir a jornada, o mapeamento multi-touchpoint, o valor do mapa de experiência e as métricas de valor do negócio.
Responsável: UX / UI Designer atuando como designer de jornada do cliente
Responsável: Proprietário do produto
Consultada: Usuário comercial ou usuários

Coloque no lugar, aparência e comportamento - Durante a fase de definição do MVP, é necessário implementar a aparência e comportamento com base nas maquetes de alta fidelidade. Isso dará uma visão de como o aplicativo será no futuro e permitirá uma processo de desenvolvimento mais rápido.
Responsável: Desenvolvedor Front-end
Responsável: Líder de Tecnologia
Consultada: UX / UI Designer atuando como gerente de jornada do cliente


O parceiro certo para abraçar

Se é isto que procura para o seu negócio, não hesite em entrar em Blue Screen e suas equipas de especialistas. De acordo com o Digital Transformation Foundation Playbook por OutSystems, atendemos aos requisitos de um Centro de Excelência na área, devido às nossas credenciais e capacidades e estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas e iniciarmos um projeto juntos. Entre em contato conosco.