Gestão de dívidas e insolvência: como gerir casos de maneira eficiente

Gestão de dívidas e insolvência: como gerir casos de maneira eficiente

O termo pode ser, de alguma forma, assustador ... mas no mundo econômico em que vivemos, é um fato com o qual as pessoas devem lidar. Estamos falando sobre gestão de dívidas, direitos de crédito, insolvência e tudo o que vem com isso.

 O que é insolvência?

Este é um termo usado quando um indivíduo ou organização não consegue mais cumprir suas obrigações financeiras para com seus credores e as dívidas tornam-se cada vez maiores com o passar do tempo.

Antes que uma empresa ou pessoa insolvente se envolva em processos de insolvência, existem alguns acordos informais com credores que tendem a estabelecer acordos de pagamento alternativos.

Se não há como pagar suas contas, o caminho é se tornar insolvente. Nesse momento, algumas ações judiciais serão tomadas contra a entidade insolvente para obter dinheiro e pagar os credores; neste caso, alguns ativos podem ser liquidados ou as contas podem ser garantidas por bancos.

Para melhor cumprir suas funções, os administradores de insolvência devem trabalhar com boas software de gestão de casos de insolvência que os ajudará a oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes.

Sempre existe a possibilidade de reestruturar a gestão da dívida em parcelas mais administráveis.

Insolvente ou falido?

Existe uma diferença entre insolvência e falência e uma pessoa ou empresa pode ser insolvente sem estar falida. Mas o contrário não é válido.

A insolvência é um estado de crise econômica, enquanto a falência é uma ordem judicial que decide como um devedor insolvente lidará com as contas não pagas. A falência pode prejudicar gravemente a classificação de crédito do devedor e sua capacidade de pedir dinheiro emprestado por muitos anos.

A insolvência pode levar à falência se a parte insolvente não for capaz de resolver com sucesso sua situação financeira.

Insolvência pessoal x empresarial

O termo em si é o mesmo, quer estejamos falando sobre insolvência pessoal ou empresarial. Na prática, a insolvência também é a situação em que uma entidade não consegue levantar caixa suficiente para cumprir suas obrigações ou pagar dívidas quando elas se tornam devidas ou quando as dívidas de uma pessoa excedem seus ativos.

Pessoas físicas e jurídicas podem se tornar insolventes por uma série de razões, incluindo:

  • Perda de emprego ou redução salarial importante
  • Divórcio
  • Enormes contas médicas
  • Uso imprudente de crédito
  • Má gestão financeira

De acordo com o Estadista, entre 2015 e 2018, na Europa Ocidental, a França teve o maior número de insolvências corporativas com quase 54 mil em 2018, seguida pela Alemanha e Grã-Bretanha. Portugal situava-se acima da Espanha com 5 888 e 4 131 insolvências, respetivamente. Na outra ponta da tabela, a Grécia viu 84 insolvências corporativas em 2018 e a Irlanda 767.

O administrador da insolvência (IP) administrará seu caso, lidando com seus credores e organizando a distribuição dos pagamentos.

Em termos globais, e de acordo com Euler Hermes, até o final deste ano, a insolvência no mundo pode aumentar cerca de 6 por cento, com a região Ásia / Pacífico no topo do índice. A América do Norte está na outra ponta do ranking, com 0% de perspectiva de insolvência de empresas.

França, Itália e Espanha deverão apresentar uma reversão de tendência com um ligeiro aumento (+ 2%) nas insolvências de empresas, enquanto Portugal e Irlanda serão as principais exceções, com as insolvências permanecendo em queda (-5% ambos), diz Euler Hermes .

Além disso, de acordo com Direção-Geral da Política de Justiça, no último trimestre de 2017, mais de 78% dos processos de insolvência decididos pelos tribunais portugueses eram privados.

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Alguns casos de insolvência de empresas ficaram famosos por um motivo ou outro. Por exemplo, os profissionais passaram uma grande parte do ano lidando com as consequências de um esforço fracassado para recuperar a gigante do varejo Toys R Us. O mesmo destino teve os restaurantes de Jamie Oliver, o famoso chef que pediu a falência.

Para trabalhar na área

Todos os administradores de insolvência têm um grupo de áreas das quais devem cuidar; uma de suas funções é acompanhar os reembolsos e programar os pagamentos aos credores. Mas não o único!

Esta pessoa, licenciada e autorizada a agir em relação a um indivíduo insolvente, parceria ou empresa, também deve:

  • vender os ativos da pessoa ou empresa que deve dinheiro;
  • cobrar os valores devidos à pessoa ou empresa;
  • concordar com as reivindicações dos credores;
  • envie o dinheiro arrecadado.

Na verdade, é alguém cujo trabalho envolve lidar com muitos interesses conflitantes, mas geralmente seu principal dever é cuidar dos interesses dos credores.

Para melhor cumprir suas funções, os administradores de insolvência devem trabalhar com um robusto software de insolvência que pode melhorar significativamente a eficiência e ajudá-los a oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes.

O software deve sempre considerar alguns dos seguintes recursos:

  • Compatível com GDPR - Há a necessidade de lidar com alguns detalhes financeiros muito pessoais dos clientes, por isso é fundamental garantir que todo o trabalho esteja em conformidade com as regras mais recentes do RGPD da UE.
  • Para escolher a melhor solução de gestão de dívidas - Trabalhar com o software certo ajudará os profissionais a avaliar automaticamente qual solução é melhor para o cliente, com base nos níveis de dívida e despesas.
  • Controle as finanças - Monitorar as finanças de entrada e saída do cliente são vitais nesta área. O software de insolvência deve tornar isso possível e mais fácil para seus usuários.
  • Correspondência automatizada - Entrar em contato com credores e clientes consome tempo, então você pode usar um software que fará isso por você. Estamos falando sobre a capacidade de envio automático de cartas, e-mails e mensagens de texto para economizar tempo.

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