Gestão da mudança: 7 etapas para implementar uma transformação digital de sucesso

Gestão da mudança: 7 etapas para implementar uma transformação digital de sucesso

Transformação digital! Estas são as duas palavras do momento, quer estejamos falando especificamente de departamentos de TI ou da integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio.

Mas, para implementar uma estratégia de transformação digital bem-sucedida, existem algumas práticas importantes a serem consideradas. Hoje em dia, a tecnologia é tão importante para as empresas quanto o ar que respiramos, mas uma má escolha e uma implementação malsucedida podem levar à ruína o melhor projeto.

Dados da IDC indicam que Portugal está a seguir o processo de transformação digital com algum atraso. De acordo com o IDC, apenas 37% das organizações nacionais possuem uma estratégia de transformação digital já alinhada com sua estratégia de negócios.

Esses números se comparam aos dos Estados Unidos, onde o percentual é de 50%. O IDC estima que até 2021, mais de metade da economia mundial estará digitalizada e, mesmo assim, Portugal ficará muito aquém da média: apenas cerca de 30% estará a fazer algo relacionado com a transformação digital.

A IDC estima que até 2021 mais da metade da economia mundial será digitalizada. Não é uma questão de fazer ou não fazer; é mais uma questão de sobrevivência do negócio.

Para mudar esses dados e a realidade que nos espera, o trabalho deve começar agora. Não é uma questão de fazer ou não fazer; é mais uma questão de sobrevivência do negócio.

7 etapas importantes para uma transformação digital de sucesso:

 

1. Pense de forma diferente e crie sua própria estratégia

Comece analisando as pessoas que trabalham na organização, as equipas disponíveis e suas necessidades, a tecnologia já instalada, as estratégias de entrada no mercado da empresa e algumas outras coisas com as quais eles se sentem confortáveis. Assim que esta revisão for concluída, agora é hora de pensar cuidadosamente sobre como o caminho pode ser alterado para atender às novas demandas do mercado.

É hora de começar a definir sua própria estratégia de transformação digital, aquela que melhor se adapta aos interesses da organização na qual você está trabalhando. Siga seus passos com cuidado; lembre-se de que a maioria das empresas considera que os novos participantes do mercado habilitados digitalmente são, na verdade, a principal ameaça competitiva às suas organizações. Portanto, a estratégia da sua empresa deve considerar a posição a adotar para dissipar as ameaças vindas de empresas com experiência digital.

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As pessoas são o outro pico importante do triângulo, não apenas avaliando os conjuntos de habilidades, mas também garantindo que as equipas que trabalham lá tenham o nível certo de conhecimento, treinamento e habilidades para acompanhar os novos desafios.

Tornar-se um disruptor pode ser a única maneira de sobreviver em um mundo onde a tecnologia domina e os concorrentes estão começando a escolher o caminho da Transformação Digital.

A última coisa importante para implementar uma estratégia de transformação digital bem-sucedida é ... a própria tecnologia. Sem uma grande mudança na tecnologia e novas fontes de dados, sua estratégia e seu roteiro digital nunca serão uma vitória a longo prazo.

2. A nuvem é o caminho a seguir!

Mudar para a nuvem é o primeiro passo que nenhuma empresa pode ignorar. Na verdade, coisas como coletar, analisar e compartilhar dados são fundamentais no processo de Transformação Digital. Nuvem pública, nuvem privada, uma nuvem híbrida ... não importa a escolha que você fizer - sempre de acordo com as necessidades e restrições de sua organização -, você deve adotar a nuvem.

Smartphones, tablets, phablets, sensores em carros ou em elevadores estão continuamente gerando dados que devem estar acessíveis quando você precisar. E, isso só é possível se os dados forem armazenados em uma nuvem, portanto, não há dúvida de que a mudança para a nuvem é um fator determinante para uma transformação bem-sucedida.

Se a sua empresa está optando pela transformação digital, não se esqueça que um moderno, low-code platform reduz a necessidade de ter amplo conhecimento de codificação.

3. A infraestrutura certa para a transformação certa

Outro passo importante no caminho para a transformação digital é a necessidade de preparar a infraestrutura das organizações. Já falamos sobre a importância da equipa: cerque-se de um grupo dedicado de especialistas digitalmente competentes.

Ter algumas funções claras e bem definidas também é importante, o que significa liderança profissional como Chief Information Officer (CIO), Chief Digital Officer (CDO) ou outros trabalhadores qualificados. Neste caso, se não houver especialistas internos, é importante encontre um parceiro confiável para ajudá-lo a implementar a estratégia digital da sua empresa. Um parceiro OutSystems como Blue Screen, pode ser uma escolha a fazer.

Moderno, low-code platform reduz a necessidade de ter amplo conhecimento de codificação. OutSystems é líder mundial low-code platform. Blue Screen é parceiro OutSystems desde 2013, entregando soluções na metade do tempo, proporcionando uma vantagem competitiva significativa.

De uma forma ou de outra, a infraestrutura da empresa deve estar preparada; a transformação digital deve ser parte essencial do DNA da empresa, com todos os envolvidos; e, por último, mas não menos importante, você deve implementar uma nova cultura digital que se alinhe aos processos de negócios transformados.

4. Aponte as principais tecnologias da sua empresa

Existem muitas tecnologias recentes com rápido crescimento e adoção; todos os meses, você pode ouvir que a tecnologia “A” está fazendo maravilhas para o negócio; e, finalmente, você pensa "por que não?"

Mas você não poderia estar mais errado, pois isso não significa que precisará implementar todas essas novas tecnologias em seu negócio.

A escolha depende do processo que você está tentando otimizar. Não se empolgue com a tecnologia moderna e comece a implementar de tudo. Seu caminho para a transformação digital deve se concentrar nas necessidades reais de seu próprio negócio, não no que os outros estão fazendo.

 5. Mobilidade e mídia social devem entrar em seu léxico

Mobilidade é uma palavra poderosa. Smartphones, tablets, óculos 3D e outros equipamentos dessa área ajudam a fomentar a interação entre a empresa e seus clientes. Sempre ligado, não importa quando ou onde eles estão, pode ajudá-lo a coletar dados importantes dos clientes. Mais do que isso, os “novos” clientes que estão surgindo agora, principalmente da Geração Millennial, esperam que você se comunique com eles por meio de seus dispositivos móveis. O desenvolvimento de um aplicativo permite que seus clientes acessem seu serviço a qualquer hora, em qualquer lugar, ao mesmo tempo que têm a mesma experiência que teriam se visitassem a loja física.

Da mesma forma, tente envolver seu público nas mídias sociais, compartilhando conteúdo e dados interessantes que realmente signifiquem algo para eles.

6. Acelere a transformação digital com low-code tecnologia

Gartner afirma que, até 2020, pelo menos 50 por cento de todos os novos aplicações de negócios serão criados com conjuntos de ferramentas de alta produtividade, como low-code e plataformas de desenvolvimento de aplicações sem código. Do mesmo jeito, Forrester aponta o low-code mercado como uma área de “alto crescimento”, prevendo-se que crescerá para mais de 10 bilhões de dólares até o final deste ano.

Se sua empresa está optando pela transformação digital, não se esqueça que moderno, low-code platform reduz a necessidade de ter amplo conhecimento de codificação. Por outro lado, se você trabalha com um ambiente de arrastar e soltar, é possível desenvolver aplicações de forma mais eficaz, rápida e com o mínimo de codificação. Low-code plataformas de desenvolvimento têm a capacidade de lidar com o código de nível básico, scripts e integração, dando às empresas a chance de prototipar, construir e escalar aplicações sem uma infraestrutura complexa instalada.

7. A transformação digital está concluída? Talvez você deva mantê-lo aberto

Mesmo após a implementação, embora esteja tudo pronto e feito, não se esqueça que a transformação digital é um processo contínuo. Na verdade, como todos sabemos, a maioria das tecnologias que suportam a transformação digital são baseadas na nuvem e sempre há atualizações ao virar da esquina.

Portanto, para garantir que a empresa mantenha um alto nível de usabilidade e produtividade, as empresas devem manter isso como um projeto em aberto. Tenha a mente aberta, mantenha-se bem informado sobre as “novidades” dos desenvolvimentos tecnológicos e em sintonia com as necessidades e solicitações da equipa.

 

Um breve posfácio

Em um ambiente de negócios altamente competitivo, como o que temos hoje, a implementação da transformação digital é uma coisa “obrigatória”.

Mas tenha em mente que o sucesso só vem se você construir uma base sólida para a melhoria digital econômica da empresa e se cercar das tecnologias certas, como low-code alguns - e os parceiros certos para acompanhá-lo.

Se você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para Contacte-nos. Nossa equipa de especialistas terá o maior prazer em ajudar você e sua organização neste esforço de transformação digital.