Alinhando negócios e TI: 3 dicas para desenvolvimento de software inovador

Alinhando negócios e TI: 3 dicas para desenvolvimento de software inovador

Pode ser uma surpresa para você ... ou não! Mas, o fato é que muitas vezes os lados de negócios e TI das organizações (ainda) se separam, evitando olhar nos olhos um do outro.
É hora de os líderes c-suite adotarem o desenvolvimento de software inovador, é hora de eles aprenderem a importância de alinhar as estratégias de TI e negócios, a fim de melhor compreender, cumprir e expressar os objetivos estratégicos das organizações.

Mais do que nunca, os negócios exigem agilidade agora, já que as mudanças tecnológicas afetam quase todos os assuntos de negócios hoje; fato é que o ritmo da inovação influencia todo o negócio e este pode ser o ano, e a hora, para dar os passos certos em sua organização a fim de alinhar melhor a TI com os objetivos do negócio.

Negócios e TI - A combinação perfeita!

Para garantir que a tecnologia seja um diferencial competitivo positivo em vez de negativo, a TI deve ser vista como uma parceira do negócio e nunca como um custo necessário (ou mesmo obrigatório); também deve ser visto como um utilitário que oferece serviços básicos de infraestrutura.

Se é verdade que a meta do alinhamento perfeito é inatingível, devido à natureza dinâmica do negócio, o fato é que: no entanto, os projetos de TI devem ser assumidos como projetos de negócios, e os projetos de negócios devem ser trabalhados como projetos de TI - ver como fazer isso SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA. Portanto, uma parceria de sucesso deve incluir a integração de esforços de negócios e TI desde o início, tendo TI e escritórios de gerenciamento de projetos corporativos integrados e designando proprietários de negócios aos projetos. Quando a TI e o parceiro de negócios usam efetivamente a tecnologia para se diferenciar competitivamente, ela se torna um ativo no qual investir, não um custo a ser minimizado.

Levando tudo em consideração, em uma estratégia voltada para o crescimento da empresa, investir no desenvolvimento de softwares inovadores é fundamental. Mais do que isso, para aumentar a competitividade do negócio, é fundamental aliar o potencial de inovação tecnológica aos objetivos do negócio.

Compreender e agir

Os líderes do alto escalão agora estão sob fogo e devem tomar uma atitude, à medida que a competição atinge o solo e se torna mais assustadora do que nunca. É hora de o negócio se tornar digital e responder a todas as necessidades do cliente, engajando-o em uma experiência mais digital e deixando-o fazer parte do próprio negócio.

Agora, vemos líderes de negócios assumindo o controle da tomada de decisões de desenvolvimento, especialmente no front-end e já existem alguns bons exemplos disso.

Um dos desreguladores nessa área também pode ser o Netflix e seu esforço em adotar notebooks como uma plataforma de desenvolvimento integrada. A ideia começou como uma forma de descobrir que tipo de interfaces de desenvolvimento e colaboração podem ser usadas no futuro.

A partir daí, os tomadores de decisão da Netflix decidiram fazer uma aposta estratégica em notebooks, tanto como uma interface de usuário interativa quanto como a base unificadora de seu agendador de fluxo de trabalho. Passo a passo, avançando e saindo, a empresa agora está migrando todos os 10,000 trabalhos agendados em execução na Netflix Data Platform para usar a execução baseada em notebook. Um bom exemplo do que estamos falando.

Outro excelente exemplo é a Amazon, conhecida nos “bastidores” como “disruptor-chefe quando o assunto é varejo”. Com o suporte das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado, a Amazon está se movendo para trás da funcionalidade para abraçar uma conexão emocional - e por que não também - uma conexão psicológica com seus clientes. Essa é a maneira que eles tiveram que se tornar a organização mais centrada no cliente do mundo. E a TI está dando uma grande ajuda aqui.
O que começou em 1995 como uma livraria online começou a se diversificar em apenas alguns anos para produtos como streaming de vídeo, audiolivros, música, eletrônicos, brinquedos e muito, muito mais. Mais uma vez, altamente suportado em TI para se tornar a organização mais centrada no cliente do mundo.

Outros exemplos seguem estes dois, e são tão bons quanto eles, em fazer o desenvolvimento de software personalizado e inovador certo, a fim de atingir seus clientes e objetivos de negócios. Estamos falando sobre Starwood Properties Group, Domino's Australia, USAA ou Farm Credit.
Mas a questão continua a mesma: como alinhar negócios e TI para obter vantagem competitiva?

Nesta área, não há toque mágico nem respostas certas para todas as perguntas. Mas podemos dar a você três caminhos a seguir, três ideias que todos os C-suites devem adotar para garantir um sucesso mais eficaz:

Nº 1 - Primeiras questões de negócios - “Por que” e “Como fazer”

A TI está em todo lugar, então não é surpresa para as empresas que as tecnologias mais recentes devam ser envolvidas no processo para garantir que os objetivos de negócios sejam alcançados.
Mas, primeiro, os executivos de nível C devem entender “o que são” e “quais são” esses objetivos e, a partir daí, sublinhar uma estratégia eficaz para atingir as metas de forma rápida e eficiente.
Os objetivos de negócios são as realizações mensuráveis ​​que a empresa busca e, tendo isso em mente, as prioridades e projetos de TI devem ser originados diretamente dos objetivos e imperativos de negócios priorizados.

# 2 - Analisando seu ambiente de TI - “Como” e “Por que fazer”.

Você conhece seu ambiente de TI atual? Você está ciente de todas as suas mudanças, projetos, necessidades e seu orçamento? Para melhor alinhar TI e negócio, é preciso ter o panorama completo e, a partir daí, compará-lo às necessidades e à realidade do negócio; o mesmo é dizer que, ao fazer isso, os c-suites estão colocando limites nas lacunas de TI de uma maneira que as mapeia para os imperativos e objetivos de negócios.

# 3 - Estratégia de TI: o segredo de alinhar seu investimento e definir suas prioridades de negócios

“Abordagem estruturada” são as palavras a reter. Quer estejamos falando sobre objetivos de negócios ou avaliando as implicações de TI, é sempre melhor ir para uma metodologia estruturada.
Depois de fazer isso, você pode ter certeza de abordar todos os pontos de que precisa, sem falhas incluídas, e chegar rapidamente a diferentes conclusões. E, quando falamos de negócios, mercados, concorrentes e receita, quanto mais rápido, melhor!

E quanto mais digital um negócio se torna, mais ele obtém em termos de ganhos de receita. De acordo com um estudo da Impacting Digital sobre Business Digital Transformation em Portugal, a média de transformação digital das organizações portuguesas ronda os 3.48 pontos (num total de 5), o que significa que ainda estão “em desenvolvimento”. Algum estudo sublinha que a tecnologia está a tornar-se um dos principais motores de mudança nas empresas portuguesas, conduzindo a “uma transformação naquilo que é o conhecimento técnico dos seus profissionais e na disponibilização de ferramentas à medida das necessidades dos seus clientes”.
Segundo a Impacting Digital, 68,5% das mesmas empresas dizem que já têm resultados na transformação digital e alinhando TI e negócios e estão satisfeitas com isso; ainda assim, cerca de um quarto deles (14,3%) afirma que “já existe algum investimento feito”, mas “não se traduz em negócio”.

O que eu ganho com isso?

Ainda assim, esse é um cenário que mudará rapidamente, apenas no momento em que o nível C perceber quanto o negócio tem a ganhar com esse tipo de investimento:

  • Acelerando o tempo de chegada ao mercado: Disponibilizar produtos e serviços no mercado com mais rapidez do que a concorrência é uma obrigação para todas as organizações que desejam manter um negócio saudável;
  • Abrace e preveja as necessidades do cliente: o investimento em transformação digital e desenvolvimento de software inovador ajudará a c-level a prever a demanda do cliente com maior precisão; isso significa ser capaz de ir à frente de seus concorrentes e, ao mesmo tempo, abraçar as necessidades do cliente e, dando-lhes uma experiência real e mais eficaz. E, dessa forma, torne-se uma empresa centrada no cliente (assim como a Amazon, lembra?).
  • O talento agora é (ainda) mais importante: É verdade que o “custo importa” e o dinheiro que você coloca em um projeto, produto ou serviço faz toda a diferença no orçamento do negócio. Mas também é verdade que, hoje em dia, o talento está se tornando cada vez mais importante, simplesmente porque as empresas perceberam a vantagem competitiva de maiores investimentos em talento, apesar do aumento potencial nos custos gerais de TI. Os especialistas afirmam que, para aqueles que seguem este caminho, a recompensa pode ser significativa - mais uma vez em termos de negócios e estratégias centradas no cliente.

A propósito…

Você pode não ter um negócio digital; você pode nunca ter pensado em ter algo semelhante a isso; seu negócio pode ser o que está mais longe de um produto digital ou da Internet das Coisas ... mas se você quiser manter sua vantagem competitiva e manter o ritmo à frente dos concorrentes, não há como contornar: a tecnologia deve estar no lugar.
O fato é que você precisa considerar a interação da sua empresa com clientes e fornecedores, o desenvolvimento de seus produtos, seus processos de manutenção e onde faz sentido entrar no mundo digital. A transformação da TI veio para ficar e a empresa deve (realmente) adotá-la.

E é aqui que entra a competência de desenvolvimento de software: para se manterem competitivas, as empresas precisam customizar suas soluções e tornar-se digital é a única maneira de fazer isso; porque atendem às suas necessidades exclusivas de produção, personalização e cadeia de suprimentos.

Não estamos falando sobre a necessidade de começar a escrever código, mas, com certeza, no futuro, seu negócio precisará desenvolver algum nível de competência em desenvolvimento de software. Para entender isso, você deve ler “Transformação digital: low-code vs desenvolvimento tradicional - quem ganha e por quê?”. Você e todos os outros, porque o comando é ... Going Digital!

Mais uma vez, hoje, as empresas de TI já oferecem soluções de plataforma digital para ajudar a fazer negócios: um ponto de partida elevado que faz com que o custo incremental de construção de uma solução personalizada diminua. Essas plataformas funcionam são fáceis de usar e maleáveis ​​de uma forma que as empresas podem fazer para atender às necessidades dos clientes. Basta procurar o parceiro certo no mundo de TI e ir em frente. Lembre-se mais uma vez: os concorrentes não estarão esperando por você para fazer isso ... eles estão muito à frente. Já!

Precisa de um parceiro para a “Combinação Perfeita” entre Negócios e TI? Blue Screen pode ajudar neste processo, fique à vontade para Contacte-nos.